Written by 07:04 Lifestyle, Notícias, Saúde e medicina Views: 6

Aproveite a folia sem se descuidar da saúde

Nutricionista orienta como aproveitar o carnaval cuidando da alimentação e dá dicas para evitar a temida ressaca.

Pessoas curtindo o Carnaval.

Crédito: Freepik

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o carnaval de 2024 cause impacto positivo de R$ 9 bilhões no faturamento do setor de turismo do Brasil, 10% a mais que o registrado no ano passado.

Caso os valores se confirmem, será a primeira vez em que o efeito da folia no segmento vai superar o patamar anterior à pandemia.

Com as pessoas voltando suas atenções para a diversão, muitas nesse período acabam esquecendo do básico, que é cuidar de si.

A nutricionista Karine Lima, que atende no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia, destaca que durante o carnaval é muito importante cuidar da saúde para evitar a desidratação e a intoxicação alimentar. Além disso, deve-se evitar pular refeições.

“É muito importante começar o dia com um café da manhã completo e nutritivo, escolhendo uma fruta da preferência, adicionando fibras, pode ser aveia, chia, linhaça ou um pão integral, acrescentar proteínas como queijo fresco, ovos, whey protein. No almoço, também escolha legumes, verduras, uma proteína magra, arroz, feijão, coma uma fruta de sobremesa. Normalmente, as comemorações do carnaval começam no período da tarde e vão à noite toda, então, quando você for para a festa, você já fez duas refeições completas”, orienta.

Para o momento da farra, a especialista dá dicas sobre a alimentação para não ficar sem comer nada.

“Deve-se levar snack saudáveis, uma porção de castanhas, uma banana que é muito fácil de consumir, você consegue comer em qualquer lugar. Pode levar ainda uma barrinha de frutas. Tenha sempre à sua disposição uma opção prática e saudável para fazer o lanchinho”, orienta a nutricionista.

A fome da noite

Crédito: Pixabay

Karine Lima completa as orientações tanto para quem pretende comer na rua durante a noite quanto para aqueles que preferem se alimentar ao voltar da festa.

“No jantar, escolha um local com higiene. Faça boas escolhas, é bom evitar frituras, comida muito gordurosa, o consumo de açúcar e, de preferência, fazer uma refeição leve. Se puder, deixe algo preparado para quando retornar para casa. Você vai fazer uma refeição rápida, pode ser uma omelete, uma vitamina, um frango que deixou preparado só para comer quando chegar”, salienta.

A importância da hidratação

Crédito: Pixabay

Para se manter no pique da folia, é importante manter-se hidratado.

“A hidratação é muito importante, pois a bebida alcoólica já desidrata e as pessoas nessa época tendem a esquecer de beber água.

Consuma também água de coco e suco de frutas para se manter bem hidratado”, destaca a nutricionista, que ressalta ainda o consumo de isotônicos.

“Eles são para quem faz atividades extenuantes por várias horas seguidas. Se você for aquela pessoa que está dando a vida na dança, você pode precisar de um isotônico, mas se você estiver curtindo ele moderadamente, não há necessidade”.

Diga não à ressaca

Crédito: Pixabay

Quem não quer acordar com aquela dor de cabeça na quarta-feira de cinzas pode aproveitar mais uma dica de Karine Lima.

“Para evitar a ressaca não se deve exagerar na quantidade de bebida e sempre intercale com a água, porque a bebida alcoólica aumenta a desidratação. Esse é o ponto principal, beber pouco, uma quantidade moderada e sempre se hidratar muito bem”, afirma.

“Dê preferência a alimentos mais leves, porque a bebida já tem muita caloria, senão você vai se sentir pesado, indisposto, no dia seguinte vai se sentir letárgico”, completa a especialista.

(Visited 6 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo