Written by 07:02 Lifestyle, Notícias, Saúde e medicina Views: 7

Alimentação saudável pode amenizar sintomas da menopausa

A nutricionista Vanessa Costa, criadora do Método Reset, mostra quais comidas e hábitos podem diminuir as ondas de calor e suores noturnos.

Imagem ilustrativa de uma mulher idossa com uma fruta nas mãos.

Dos 40 aos 55 anos, as mulheres vivem um período psicológico e fisicamente difícil com a chegada da perimenopausa.

Essa fase pode ser muito temida, principalmente porque cada pessoa sente os sintomas de uma maneira diferente.

Mas, fato é que para todas é um momento de muitas mudanças.

Pensando nisso, Vanessa Costa, nutricionista especializada em Nutrição Estética e Saúde da Mulher, criadora do Método Reset, compartilha como uma rotina saudável pode ajudar.  

“Alguns alimentos são ricos em fitoestrógenos, como soja e linhaça. Esses compostos podem ajudar a reduzir sintomas vasomotores, como ondas de calor e suores noturnos, frequentemente relatados pelas mulheres nessa fase da vida”, compartilha Vanessa Costa.

Além disso, o início do período da perimenopausa é marcado pela diminuição dos níveis hormonais, como estrogênio, fazendo com que as mulheres se tornam mais suscetíveis à resistência à insulina, o que pode resultar em um aumento dos níveis de açúcar no sangue.

Consequentemente, observa-se também uma redistribuição da gordura corporal, frequentemente manifestada na região abdominal.  

Outro ponto que pode ser afetado é a saúde óssea.

A ingestão adequada de cálcio e vitamina D é essencial para a manutenção da densidade óssea e prevenção da osteoporose.

“Para minimizar esses efeitos, é essencial consumir uma quantidade adequada de proteínas e aderir a uma prática regular de atividade física, especialmente o treinamento resistido, musculação, cerca de três vezes por semana”, indica Vanessa.  

Todas as mulheres, em algum momento da vida, vão se deparar com a necessidade de aprender a lidar com as oscilações hormonais.

“Cuidar da qualidade dos nutrientes que ingerimos, dedicar-se ao treino adequado e buscar melhorar a qualidade do sono são medidas que podem transformar completamente a nossa experiência”, enfatiza Vanessa.

Por isso, é necessário desmitificar os sintomas e investir na manutenção de um estilo de vida ativo. Importante ressaltar que toda e qualquer suplementação deve sempre ser orientada por um profissional de saúde.

(Visited 7 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo