Na maioria das escolas, o último ano do Ensino Médio é marcado por estudos intensos e simulados que preparam os alunos para as provas dos vestibulares mais concorridos do país.
O processo de seleção na maioria das universidades federais e estaduais é realizado em fase única pelo sistema do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), do MEC, no qual aqueles que obtiveram notas altas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), garantem uma vaga nas universidades públicas do país.
Outro diferencial do Enem é que ele é fundamental para somar-se às notas nos vestibulares de universidades privadas na disputa por uma boa classificação, além da pontuação contribuir na concessão das bolsas de estudos parciais ou integrais com base nesse desempenho.
Para obter bons resultados é necessário criar um calendário de estudos que traga organização do tempo e, neste caso, o tempo é um diferencial.
De acordo com Écia Sales, coordenadora pedagógica da Luminova, rede de escolas do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), quanto antes se planejar, melhor para o estudante.
Confira algumas dicas elaboradas por ela a seguir:
Organize um calendário de estudos
Para começar, divida as horas diárias dos estudos por disciplinas.
“Selecione uma matéria que tenha mais afinidade, dedique-se entre duas a três horas por dia mantendo o foco. Depois, inclua na rotina as disciplinas com menos familiaridade e intercale com outro estudo, tornando o processo menos cansativo e evitando que perca a concentração e motivação”, comenta a coordenadora.
Fique de olho no tempo de execução dos simulados
As provas do Enem trazem conceitos interdisciplinares.
“Fazer simulados e prestar atenção ao tempo para execução das provas é fundamental para um bom desempenho. Consulte as provas e gabaritos dos anos anteriores e refaça os exercícios, pois alguns assuntos se repetem todos os anos. Mantenha uma regularidade nos estudos, anote as dúvidas e as esclareça com os professores”, esclarece Écia.
Pratique a redação
O peso dessa etapa da prova é muito importante, visto que a redação vale 1000 pontos e avaliada por cinco competências.
“O aluno precisa demonstrar por meio da escrita o domínio da língua portuguesa, compreender o tema da redação, interpretar fatos e construir a defesa do seu ponto de vista, elaborando um texto dissertativo-argumentativo, além disso, é importante ler bastante para aumentar o repertório linguístico e cultural e ficar sempre atento aos temas da atualidade”, alerta.
Cuidados com a saúde mental
Corpo saudável, mente sã.
“Busque um ponto de equilíbrio entre as horas dedicadas à alimentação e descanso. Hidrate-se, pratique atividades físicas e tenha sempre que possível uma socialização, evitando o isolamento completo nesse período”, finaliza a profissional.