Written by 11:43 Cultura, Literatura, Notícias Views: 0

Gestor de projetos apresenta conceito da (Auto)liderança Antifrágil em livro

Victor de Almeida Moreira ensina ao leitor do livro (Auto)liderança Antifrágil os cinco passos para sair da zona de conforto, encarar e abraçar as oportunidades que surgem ao longo da vida.

Foi em um momento sensível fora do trabalho que o gestor de projetos Victor de Almeida Moreira buscou inspiração na área profissional para ter sucesso no maior compromisso que poderia assumir: a própria vida!

A metodologia desenvolvida pelo especialista, que liderou equipes em empresas como Vale, Deloitte e Anglo American, está no livro (Auto)liderança antifrágil, publicado pela Editora Gente.

Crédito: Divulgação/Victor de Almeida Moreira

O conceito que dá nome ao livro é proposto por Victor como uma solução para os problemas consequentes de um mundo cada vez mais volátil e instável.

Falta de foco, paralisia diante da pressão, acúmulo de tarefas e estagnação são alguns exemplos de obstáculos que podem ser driblados com a metodologia 5 As: autoconsciência, autorreflexão, autorresponsabilidade, autoignição e autorregulação.

Um capítulo é destinado a cada uma das etapas do método.

Segundo o autor, o primeiro passo é a autoconsciência porque é nela que tudo começa.

“Ela é a base do seu projeto de vida, os alicerces nos quais você se estruturará e viverá os seus dias”, explica.

Victor criou dois princípios essenciais para desenvolver esta habilidade: o gerenciamento de perícia e comunicação e o gerenciamento de circunstâncias.

“Nesta etapa, é necessário definir com precisão quais são as suas forças e qual é o seu potencial principal, aquilo em que você é ótimo, em que pode ser considerado perito. Por isso o nome gerenciamento de perícia. Esse processo vai apontar qual é sua função no mundo.

Nessa autoavaliação, não foque atenção apenas nas coisas em que você já é competente.”.

(Auto)Liderança antifrágil, p. 83

Com referência de especialistas como Nassim Taleb, Jordam Peterson e Zygmunt Bauman, a estreia de Victor na literatura é um estímulo para o leitor fazer de si mesmo um referencial.

(Auto)liderança antifrágil é sobre isso: ser a própria referência para todas as áreas da vida”, resume o autor.

(Visited 1 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo