A Mostra Mercosul Audiovisual: Ciclo Infantil está com inscrições abertas para pontos de exibição de todo o Brasil.
Iniciativa, parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (Recam), fortalece a integração cultural e promove o acesso a conteúdos audiovisuais para crianças de todas as idades.
A Mostra traz uma seleção de curtas-metragens produzidos no Mercosul e associados, com produções de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
A programação traz uma seleção variada, com obras que abordam temas como valorização das raízes afro-brasileiras, superação de desafios e preservação ambiental.
Além disso, a programação, que será divulgada em breve, contará com versões acessíveis (audiodescrição, LSE e Libras), a fim de garantir a participação de todos os públicos.
Para a secretária do Audiovisual do Minc, Joelma Gonzaga, o lançamento da Mostra no Brasil contribui para a formação do público infantil por meio da arte.
“Esta é uma importante iniciativa para a difusão de filmes que celebram nossos imaginários diversos, e que ainda fortalece nossa integração com os países membros e associados do Mercosul, uma de nossas prioridades nessa gestão”.
Pontos de exibição
Para além dos Cineclubes, a Secretaria do Audiovisual considera potenciais pontos de exibição instituições educacionais, museus, bibliotecas, coletivos e equipamentos culturais, movimentos sociais, associações, Organizações da Sociedade Civil (OSCs), Pontos e Pontões de Cultura, CEUs e Praças Culturais, movimentos sociais, entre outros espaços e iniciativas culturais que realizam atividades abertas à comunidade e ao público.
Esses espaços têm até 17 de julho para se inscrever por meio de formulário online.
Qualificação
Para participar da Mostra Mercosul Audiovisual, os pontos de exibição e cineclubes devem possuir, obrigatoriamente, equipamentos de projeção e sonorização, além de acesso à internet banda larga para reproduzir os filmes direto da plataforma de streaming InnSaei.tv, apoiadora do projeto.
Além disso, é importante que os pontos de exibição tenham disponibilidade de realizar suas sessões entre 1º de agosto a 1º de setembro, sendo este o período em que a programação de curtas infantis estará disponível na plataforma.
A ação não dispõe de fomento financeiro para os pontos de exibição, sendo exclusivamente dedicada à difusão e descentralização da recente e premiada produção cinematográfica de curtas-metragens infantis latino-americanos.
Iniciativa
A Recam é um organismo oficial do Mercosul que promove a integração regional do setor audiovisual e celebra 20 anos em 2024.
É composto pelas mais altas autoridades nacionais na matéria.
Seu programa de trabalho inclui as áreas de formação, patrimônio, circulação de conteúdos e acessibilidade audiovisual.
A Plataforma Mercosul Audiovisual, lançada pela Recam para celebrar o 32º aniversário do Mercosul, visa oferecer uma nova janela de exibição para o cinema regional, com foco especial na acessibilidade audiovisual para pessoas cegas e surdas.
Todos os conteúdos exibidos contam com recursos de acessibilidade, como língua de sinais, legendas descritivas e audiodescrição, desenvolvidos em colaboração com especialistas.
Alguns dos curtas que participam da Mostra, também fazem parte da programação da plataforma.