Written by 08:02 Cultura, Literatura, Notícias Views: 6

Livro apresenta lições para estimular o amor-próprio na infância

Nova publicação do selo Caminho Suave, o livro Está tudo bem traz guia com atividades para estimular os pequenos a conhecerem melhor os próprios sentimentos.

Crédito: Divulgação/Grupo Editorial Edipro

Por muitas vezes as pessoas acabam sendo duras demais com elas mesmas.

Tem gente que se critica por errar, fica brava por estar triste ou zangada porque precisa realizar uma tarefa chata.

Todo mundo tem sentimentos negativos de vez em quando.

É necessário vivenciar essas sensações para depois deixar ir embora. Mas, como fazer isso?

É justamente para responder questões como essa que a educadora Wendy O’Leary escreveu Está tudo bem, lançamento que chega ao Brasil pelo selo Caminho Suave, do Grupo Editorial Edipro.

Neste livro, a também autora de A mágica da respiração mostra para as crianças o poder da autocompaixão por meio de frases simples que devem ser repetidas quando as coisas não estão caminham bem.

Para complementar, a obra contém um guia com dez exercícios que estimulam o autoconhecimento e o autocuidado que pode ser utilizado como ferramenta para o desenvolvimento infantil (em sala de aula e consultórios).

Segundo a autora, o segredo para autocompaixão está na ação de cada um oferecer para si a gentileza que tem com outras pessoas.

Basta colocar a mão no coração e dizer:

“Está tudo bem. Eu te amo. Pode contar comigo”, explica Wendy, que tem as lições de amor-próprio apoiadas pelas ilustrações de Sandra Eide.

“Às vezes, eu me sinto excluído.
Eu fico tão magoado…
Depois, eu me lembro que todo mundo
fica magoado de vez em quando.”

Está tudo bem, páginas 21 e 22

Para a construção desse livro, a autora se inspirou no trabalho de três especialistas e autores da área de autocompaixão: Christopher Germer, psicólogo clínico (que assina o posfácio da obra); Kristin Neff, pesquisadora pioneira da autocompaixão e criadora, junto ao doutor Germer, do Programa de Autocompaixão Mindfull; e Shauna Shapiro, psicóloga clínica e professora.

Está tudo bem é um manual para que as crianças aprendam a respirar, pausar e dissolver o sofrimento assim que ele surge, em vez de absorver a carga negativa de eventos cotidianos.

(Visited 6 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo