O Espaço Unimed, uma das principais casas de shows do Brasil, apresenta no dia 1 de março de 2024 o cantor Zé Ramalho, com o Show dos Sucessos Volume 2.
Ainda nos anos 1960, em João Pessoa, Zé participou de alguns grupos musicais influenciados pela Jovem Guarda.
Seus ídolos eram Renato Barros (do grupo Renato e Seus Blue Caps), Leno & Lílian, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Golden Boys, The Rolling Stones, Pink Floyd, The Beatles e Bob Dylan.
A esta influência se misturou a literatura de cordel, o que gerou sua escrita absolutamente original e única.
Em 1974, participou da trilha sonora do filme Nordeste: Cordel, Repente e Canção, da cineasta Tânia Quaresma.
A partir dessa experiência, ele encontrou o caminho da mistura entre os elementos nordestinos e roqueiros, que influenciaram toda sua carreira: do rock’n’roll ao forró.
Desde então, foram inúmeros sucessos e discos.
Mais recentemente, em 2012, Zé Ramalho, juntamente com a esposa Roberta Ramalho, inaugurou seu próprio selo, Avôhai Music, com o álbum de canções inéditas Sinais dos Tempos.
Em setembro de 2013, ele cantou no Rock in Rio, com o grupo de heavy metal Sepultura.
Logo no início da apresentação, a simbiose entre sua música e o metal foi tão visível, que o público gritava sem cessar: “Zépultura! Zépultura!”, e assim esse show ficou conhecido.
Foi um sucesso absoluto, com quebra de recordes de público, fechando a temporada do festival naquele ano.
Em 2020, Zé lançou Zé Ramalho Cine Show Madureira, um álbum ao vivo, gravado 40 anos antes, em 1979.
E em 2021, durante a pandemia da Covid-19, ele lançou mais um box pela parceria Avôhai Music/Discobertas, intitulado Garimpo das Raridades, trazendo uma compilação de raridades nunca gravadas e participações com muitos amigos ao longo da carreira.
A tour 2024 traz Zé Ramalho revisitando seus maiores sucessos, mantendo o respeito da crítica especializada, em rara unanimidade.
Admirável Gado Novo, Entre a Serpente e a Estrela (trilhas consagradas em novelas), Avohai, Frevo Mulher, Chão de Giz, Beira-Mar, Cidadão, Eternas Ondas, Garoto de Aluguel, Galope Rasante, Vila do Sossego e Banquete de Signos são apenas algumas das inúmeras pérolas que o consagrou.
Traz ainda releituras de Geraldo Vandré, Raul Seixas e o grande sucesso Sinônimo.
Seja qual for a jornada, o público sabe que quem a conduz é um dos artistas com a personalidade mais marcante da música popular brasileira.
Com sua voz inconfundível e sua poesia apocalíptica, Zé Ramalho escreve seu nome na história musical brasileira, seguindo feito um viajante pelas estradas do país, arrastando multidões por onde quer que passe.
Há mais de 40 anos, o brasileiro sabe que assistir ao cantor ao vivo é uma experiência única, em uma espécie de pacto de fidelidade que se renova ano a ano.