Com a chegada da temporada de calor e chuvas, é imperativo que a população esteja atenta ao ressurgimento alarmante da dengue.
A incidência crescente de casos, atribuída à proliferação do mosquito Aedes aegypti, destaca a urgência de medidas preventivas e conscientização.
A retomada do combate à dengue é uma responsabilidade compartilhada e, pensando nisso, o Kwai, aplicativo de criação e compartilhamento de vídeos curtos, separou perfis de criadores de conteúdo que falam sobre o assunto para conscientizar seus usuários.
O perfil do Estudante Sapiens já conta com cerca de 10,4 milhões de curtidas e mostra como reconhecer as larvas do Aedes aegypti em seus vasos.
O criador de conteúdo explica que a grande incidência de chuva em todo país gera um acúmulo de água que faz com que a proliferação se intensifique.
Já o perfil Almanaque SOS, que possui mais de 11,4 milhões de curtidas no aplicativo, ensina como cuidar dos recipientes que acumulam água na sua casa e podem ser centros de procriação dos mosquitos-da-dengue.
O vídeo relata sete erros comuns que as pessoas podem cometer no dia a dia e que ajudam na proliferação do mesmo.
Além disso, diante do desafio representado pelo aumento dos casos de dengue, é crucial reconhecer que pequenas ações individuais podem fazer uma grande diferença.
O perfil oficial do Ministério da Saúde, que possui mais de 1,2 milhão de curtidas no Kwai, reitera que todos devem agir juntos no combate ao mosquito diariamente e reforça o papel do agente de endemias para a segurança de sua vizinhança.
E você também está atento aos remédios que não podem ser consumidos caso esteja infectado?
O Dr. Paulo Tramontin, médico clínico que reúne cerca de 2,4 milhões de curtidas em seu perfil, reforça os cuidados extras no que se refere aos medicamentos que podem agravar os sintomas e piorar o quadro clínico no início do tratamento.
Esses criadores de conteúdo ensinam que é nas ações cotidianas que encontramos o poder de proteger não apenas a nós mesmos, mas toda a comunidade.
Cada cuidado na eliminação de criadouros e a atenção aos medicamentos prescritos são passos significativos no combate à proliferação do Aedes aegypti.