O tempo seco, extremamente comum no inverno, mas que também pode acontecer em outras fases do ano, traz uma série de problemas para a saúde, que vão do agravamento de sintomas respiratórios a irritações sérias na pele.
A vermelhidão e a coceira podem ser questões comuns a serem tratadas nessa época; por isso, é necessário contar com alguns cuidados especiais.
Segundo a Dr.ᵃ Fernanda Sanches, especialista em cosmetologia e CEO da Cosmobeauty, empresa de dermocosméticos para tratamentos estéticos profissionais e de uso home care, presente há mais de 24 anos no mercado, o parâmetro ideal da umidade atmosférica fica entre 50% e 80%, mas quando está abaixo dos 30%, o famoso “tempo seco”, é que sintomas começam a surgir.
“É normal que muitas pessoas sintam os efeitos da falta de chuva, da poluição e das queimadas que costumam ocorrer nessa época, por isso a pele pede um pouco mais de atenção”, alerta.
Um dos problemas de pele mais comuns no tempo seco são vermelhidões e coceiras, que podem ser sintomas de dermatite.
“O corpo fica mais desidratado e há uma diminuição da camada de gordura natural da pele, que a protege contra as impurezas presentes no ar. Além disso, é a época em que muita gente tira da gaveta roupas que ficaram muito tempo guardadas e que podem ter acúmulo de ácaros, facilitando crises alérgicas”, explica a Dr.ᵃ Fernanda.
A especialista ressalta que o primeiro cuidado necessário em épocas assim é beber muita água.
“O que vemos externamente na pele também é reflexo do que acontece internamente; por isso, é muito importante beber água para manter o organismo hidratado. Muitas vezes, como o tempo seco se dá no inverno, é comum que a gente esqueça de se hidratar ou acabamos tomando menos água”, orienta a CEO da Cosmobeauty.
Outro ponto importante, segundo a especialista em cosmetologia, é manter a pele hidratada com o uso de cremes e hidratantes.
“Existem algumas regiões do corpo que pedem ainda mais hidratação, como as mãos, os cotovelos e os joelhos. Como o tempo seco tira a umidade natural da pele, é fundamental que ela seja reposta”, explica.
A Dr.ᵃ Fernanda ressalta que manter a pele limpa e protegida do sol é algo que também deve fazer parte dos cuidados com a pele em tempo seco.
“Não é porque estamos no inverno que não existe a necessidade de proteção solar. E não existe mais desculpa para alguém não usar protetor, por haver fotoprotetores para todos os gostos, variando de texturas mais leves e ultrafinas até texturas em base mais creme ou gel creme, com cor, sem cor, e que certamente se adequam a qualquer tipo de pele. Temos uma linha completa na Cosmobeauty”, detalha.
Segundo a especialista, o tempo seco também pede atenção para uma região que muitas vezes é esquecida: os lábios.
“Eles costumam sofrer bastante e ficam com rachaduras, sendo importante mantê-los hidratados diariamente”, finaliza.