A TE Connectivity, empresa referência em conectores e sensores, é a patrocinadora oficial do livro Bragança Paulista – A cidade da gente, obra que será lançada hoje, 21/06, às 15h, no auditório da Secretaria de Educação de Bragança Paulista.
A cerimônia envolverá os articulares do projeto, autores e autoridades locais.
Após o lançamento, 2.600 exemplares serão entregues, gratuitamente, para escolas da rede pública da cidade.
A Secretaria Municipal de Educação, parceira do projeto, será a responsável pela distribuição.
Com conteúdos desenvolvidos por alunos de escolas municipais de Bragança Paulista em parceria com os escritores José Santos, Paulo Netho e Selma Maria e o ilustrador Olavo Costa, o livro valoriza atividades e locais da memória coletiva da cidade, como a famosa linguiça de Bragança, a Festa do Divino Espírito Santo e o estádio de futebol Nabi Abi Chedid.
Do ponto de vista das crianças, são expostos, após muitas pesquisas e visitas, os patrimônios de Bragança Paulista, município com um pouco mais de 170 mil habitantes, localizado no interior do estado de São Paulo.
“Como uma empresa-cidadã, a TE sempre vai avaliar projetos culturais que valorizam Bragança Paulista, uma cidade que nos acolhe há décadas e pela qual nutrimos gratidão, admiração e respeito”, afirma Alexandra Motta, diretora sênior e gerente-geral da TE Connectivity para a América do Sul.
Coleção A Cidade da gente
A obra sobre a cidade de Bragança Paulista faz parte da coleção A cidade da gente, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, e idealizada pela editora Olhares.
Com início em 2015, o projeto já conta com 27 livros publicados sobre cidades do norte ao sul do país, como Balsas (MA), Congonhas (MG), São José dos Campos (SP), Campo Verde (MT) e Campo Largo (PR).
O projeto foi também vencedor do prêmio Retratos da Leitura 2019, do Instituto Pró-Livro.
Seus autores, José Santos, Paulo Netho e Selma Maria, unem experiências com crianças e a curiosidade pela infância para dar vida ao projeto.
José tem 35 obras literárias publicadas, a maioria com poesias, que juntas somam 500 mil exemplares.
Paulo é poeta, declamador e publicou vários livros de contos, trava-línguas, poemas e parlendas (rimas infantis) para crianças de todas as idades.
Selma dedica-se a pesquisar sobre a Cultura da Infância ao abordar as maneiras de brincar das crianças que vivem distantes de centros urbanos.