Desde abril, o projeto Vida em Pauta leva música clássica em instituições de saúde públicas.
Além dos concertos, os músicos apresentam-se andando pelos hospitais, corredores, salas de esperas e quartos de pacientes.
Pesquisas mostram os efeitos da música clássica no internado, diminuindo o nível de ansiedade, dor e sintomas depressivos.
Os resultados indicam a importância da música para o ambiente hospitalar e alertam a necessidade de mais investigações sobre as intervenções musicais nos hospitais.
No dia 30 de junho, sexta, às 13h, acontece o primeiro concerto da Orquestra Vida em Pauta com o solista Toninho Carrasqueira, no anfiteatro do Instituto da Criança e do Adolescente (ICr).
O projeto realizado pela Interarte foi contemplado pela Lei Rouanet, através do Ministério da Cultura, com patrocínio da Drogasil.
A orquestra ainda se apresentará no dia 5 de julho, quarta-feira, às 11h, no saguão de entrada do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).
A Orquestra Vida em Pauta conta com 15 músicos sendo oito violinos (Claudio Micheletti, Karen Hanai, Márcia Fukuda, William Gizzi, Gabriel Mira, Wagner Silva, Gabriel Kuralov e Rafael Sanches), três violas (Marcos Fukuda, Denise Fukuda e Anderson Vargas), três cellos (Andre Micheletti, Mayumi Micheletti e Ricardo Fukuda) e um contrabaixo (Gustavo Fontes).
O projeto está realizando oito concertos de música de câmara com a Orquestra Vida em Pauta.
As apresentações que acontecem nos hospitais são gratuitos e abertos ao público.