Estudos da Universidade de Waterloo, no Canadá, revelam que além de melhorar a saúde física e mental, a meditação também pode aperfeiçoar as funções e níveis de energia cerebral.
A pesquisa ainda aponta um aumento da capacidade de controlar julgamentos rápidos estereotipados, ações e pensamentos rotineiros.
O que antes era considerado algo unicamente para cristãos e católicos no Brasil, o chamado Ato Devocional, isto é, quando a pessoa dedica um tempo para meditar na Palavra de Deus e ampliar sua conexão com Ele, atingiu seu ápice durante a pandemia em cerca de 45% segundo estudo feito pelo V. Trends e hoje ganha espaço entre religiosos e não praticantes.
“Percebemos que muitas pessoas que não têm uma religião definida estão procurando cada vez mais sobre os devocionais ligados à fé. Diariamente escutamos relatos de pessoas que tiveram avanços em seu bem-estar geral após aderirem ao devocional diário.”, explica Lu Alone, ministra de louvor e representante do Glorify.
Além de práticas, muitas destas ferramentas são gratuitas como o Glorify, maior aplicativo devocional cristão do mundo disponível para Android e IOS.
Em poucos minutos, a pessoa tem acesso ao devocional diário e também a Bíblia.
Na aba Ouvir há diversos conteúdos também separados por temas para apoio em diversos momentos do dia e da vida.
Confira três dicas práticas para fazer um devocional diário:
Reserve um tempo na agenda
A correria do dia-a-dia pode até ser o vilão do tempo, por isso, é fundamental reservar alguns minutos:
“Assim como as pessoas dedicam um tempo para ir à academia ou passar no shopping, fazer o devocional requer constância e disciplina. Por isso, reservar um tempo na agenda, cerca de 15 minutos já basta para fazer o devocional completo”, comenta Alone.
Faça em qualquer horário
Muitas pessoas, de fato, preferem fazer seu devocional na parte da manhã, pois é como se fosse o combustível para as tarefas diárias.
Porém, é possível ter o seu momento em qualquer hora do dia.
Você pode fazer tomando café da manhã, almoçando ou indo para o trabalho, por exemplo.
Desde que você consiga meditar e refletir sobre aquilo que está sendo falado.
Anote!
Anotar é uma boa dica para pessoas que às vezes podem esquecer ou deixar passar alguma informação.
Use o bloco de notas ou um caderno para colocar suas reflexões e entendimento sobre o devocional.
O legal é que você pode voltar a leitura quantas vezes quiser.