Written by 07:36 Cultura, Curiosidades da História, Esporte, Paradesporto e E-sport, Literatura, Notícias Views: 12

Livro revive a glória do G.E. Renner no futebol gaúcho

Obra será lançada oficialmente com sessão de autógrafo no DC Shopping em Porto Alegre.

Capa do livro O cometa eterno que conta a história do G.E. Renner no futebol gaúcho.

O livro O Cometa Eterno celebra a memória do G.E. Renner, clube que fez história no futebol gaúcho na década de 50, ao se sagrar campeão estadual em 1954.

Escrito por Luis Carlos Macchi e Vítor Vasata, a publicação será lançada no dia 21 de novembro, às 18h, no restaurante Galeto do Mercado, localizado no DC Shopping (R. Frederico Mentz, 1561) em Porto Alegre.

Haverá unidades à venda no local, ao valor de R$ 65. 

O evento contará com a presença de personalidades do futebol e sessão de autógrafos, além de uma exposição com fotografias e objetos que retratam a rica história da extinta equipe do 4º Distrito de Porto Alegre.

“É mais do que um time; é um legado que deve ser compartilhado com as novas gerações. Esta festa de lançamento é uma oportunidade para celebrar nossa história e manter viva a chama do G.E. Renner.” aponta Luis Carlos Macchi, coordenador geral do projeto e mascote do time em 1954.

Gol de placa

O projeto é uma realização da Fundação A. J. Renner que se tornou possível a partir da união de estudiosos e torcedores apaixonados.

Para contar essa rica trajetória, uniram-se ao projeto ex-jogadores do G.E. Renner, além do acervo presente no espaço cultural Memorial Valdir Joaquim de Morais, maior jogador da história da agremiação.

“Esse projeto é resultado de uma profunda pesquisa iconográfica e entrevistas com nomes importantes da equipe que construiu uma história linda e, até os dias atuais, continua presente em nossos corações.” celebra Marise Mariano, diretora-presidente da Fundação A.J. Renner.

E conta com apoio do CEME (Centro de Memória do Esporte), ESEFID (Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS), Prefeitura de Porto Alegre, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Instituto Estadual do Livro.

A obra foi feita pela Editora Libretos, a produção é da Stephanou Cultural e realização da Fundação A. J. Renner.

Marco do futebol gaúcho

G.E. Renner — Crédito: Acervo Pessoal Luis Carlos Macchi

Cria do bairro Navegantes, em Porto Alegre, os maiores feitos do G.E. Renner ocorreram na década de 1950.

Idealizado pelos funcionários da A. J. Renner, o time teve bastante apoio da presidência da fábrica, que proporcionou diversas assistências, tais como escolas, departamento médico, social e de esportes, além de banco de financiamento.

O apoio fez com que a equipe fosse crescendo e, após 14 anos faturando títulos no futebol amador, o G.E. Renner conseguiu se profissionalizar.

Foram outros 14 anos na elite profissional do futebol gaúcho, tendo seu apogeu entre 1954 e 1956, quando enfileirou dois anos de invencibilidade e conquistou o Campeonato Gaúcho de 1954, após vencer Grêmio e Internacional no Campeonato Citadino do mesmo ano.

Outro feito marcante do G.E. Renner foi revelar o goleiro Valdir de Moraes, um dos grandes da posição nas décadas de 50 e 60.

O arqueiro começou no juvenil e defendeu as cores vermelha e branca por mais de uma década, até ser vendido ao Palmeiras.

No clube paulista foram 480 jogos e sete títulos conquistados.

Após a aposentadoria, Valdir também se destacou por criar a profissão de treinador de goleiros, função que exerceu na Seleção Brasileira, na Copa do Mundo de 1986.

O goleiro compilou muitos documentos e fotos ao longo de sua carreira e muito desse acervo histórico foi consultado na pesquisa e elaboração do livro O Cometa Eterno.

(Visited 12 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo