Written by 09:20 Lifestyle, Literatura, Notícias Views: 6

Líderes da tecnologia indicam obras que inspiraram suas carreiras

De negócios à saúde do corpo, títulos indicados por Henrique Marquezi, Guilherme Barreiro, Rodrigo Ricco e Diego Santos trazem insights e inspiraram suas jornadas de sucesso.

Nesta semana, comemora-se o Dia Mundial do Livro, uma ótima oportunidade para compartilhar o amor pela leitura e incentivar o hábito, seja por prazer, conhecimento e até mesmo curiosidade.

A pesquisa Retratos da Leitura, realizada durante a Bienal Internacional do Livro em São Paulo (2022), mostrou que 79% dos entrevistados concordaram que ler melhorou a qualidade de vida e 66% afirmou que a leitura reduziu o estresse e a ansiedade gerados no período do distanciamento social.

Por isso, conhecer novas obras pode ser uma fonte inestimável de estudo, cultura e entretenimento, e ainda desempenhar papel fundamental nas rotinas externas dos profissionais.

E para celebrar esta data, executivos brasileiros listaram suas indicações de livros para quem busca se desenvolver e prosperar na carreira.

Henrique Marquezi, diretor de Relação com Investidores da Locaweb Company indicou o livro Garra – O Poder da Paixão e da Perseverança, de Angela Duckworth:

“Um antigo gestor que me recomendou esse livro e sempre que posso recomendo a leitura. O livro mostra que a paixão, a garra e a perseverança são elementos essenciais para todas as atividades que fazemos e são determinantes para alcançarmos o sucesso, acima, inclusive, de inteligência e de talento. Ao longo do livro, por meio de exemplos como os estudos na escola de cadetes da Academia Militar de Westpoint e com jogadores profissionais de golfe, a autora apresenta conselhos sobre como desenvolver a garra em si e motivar o desenvolvimento em outras pessoas, incluindo o estabelecimento de metas claras e desafiadoras, a prática deliberada e a busca da orientação e feedbacks”.

Guilherme Barreiro, diretor da Nextios e KingHost indicou o livro This is How They Tell Me The World Ends, de Nicole Perlroth:

“Livro fantástico e, na minha opinião, leitura obrigatória para qualquer executivo envolvido (OU NÃO) com tecnologia. Neste livro a autora, grande repórter de cybersecurity, retrata um trabalho de mais de sete anos onde ela entrevistou mais de 300 pessoas envolvidas direta ou indiretamente com cyber attacks, sejam hackers, ativistas, cientistas ou outros. Recomendo fortemente”.

Além disso, Guilherme indicou o livro Correr, do médico Drauzio Varella:

“Para qualquer pessoa do mundo corporativo que, como eu, tem algum esporte como paixão ou hobby. Correr é um livro onde o Drauzio Varella, médico conhecido, conta sua experiência nas diversas maratonas que participou e como o desafio é físico, mas também muito mental. Vale demais num mundo onde é necessário cada vez mais resiliência”.

Enquanto isso, Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk explica seus motivos ao indicarO jeito Disney de encantar os clientes: do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar, com autoria do Disney Institute:

“Título mais vendido na categoria de Atendimento ao Cliente pela Amazon, a obra nos leva aos bastidores da Disney, por meio da demonstração de suas melhores práticas e filosofias. Durante a leitura, é possível entender os princípios do atendimento de qualidade e ver exemplos por meio de diferentes áreas da empresa, que é referência de como oferecer uma experiência incrível para os clientes. O livro mostra um resumo de como a inteligência, a paixão e a energia criativa conseguem ser os grandes diferenciais competitivos para as organizações”.

Outro livro indicado por ele foi escrito por Jim Loehr e Tony Schwartz, The Power of Full Engagement:

“O livro defende que quando o estresse é percebido como um desafio, ele pode ajudar a aumentar o foco, motivação e energia. Isso pode ajudar as pessoas a performar melhor, alcançarem seus objetivos e melhorarem suas vidas. Além disso, os autores propõem que o estresse seja um sinal de crescimento e quando as pessoas conseguem gerenciar o estresse de forma saudável, ele pode levar a um aumento da resiliência, adaptabilidade e crescimento pessoal. Um dos melhores livros que li sobre o tema!”.

Enfim, Diego Santos, Head Inovação na Wake, explica sua indicação ao livro Cultura da Experimentação, de Stefan H. Thomke:

“A obra destaca a importância da experimentação contínua para melhorar a inovação e os resultados das empresas. O autor apresenta casos de sucesso de empresas como Amazon, Google e Microsoft, que criaram uma cultura de experimentação. Ele descreve como essas empresas organizam um ambiente onde os funcionários são incentivados a experimentar e aprender com os erros. O livro apresenta estratégias para implementar uma cultura de experimentação, incluindo a definição de objetivos claros e a coleta de dados relevantes. O autor ainda enfatiza a importância da abordagem científica para a inovação, testando hipóteses e utilizando dados para tomar decisões informadas”. 

Ele ainda indica Platform Revolution, escrito por Geoffrey G. Parker, Marshall W. Van Alstyne e Sangeet Paul Choudary.

“Os autores descrevem as características das plataformas digitais e como elas estão transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes e as pessoas se relacionam entre si. O livro apresenta estudos de caso de companhias que usam plataformas digitais e a obra ainda discute a regulamentação e os possíveis impactos na privacidade, segurança e responsabilidade. Além disso, o livro oferece conselhos práticos para quem deseja aproveitar o poder dessas ferramentas, apresentando estratégias para construir uma plataforma bem-sucedida”.

(Visited 6 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo