Written by 12:03 Cultura, Exposição, Mostra e Festival, Notícias Views: 6

Japan House São Paulo apresenta instalação botânica em nova exposição

Com o título ESSÊNCIA: Jardim Interior – Atsunobu Katagiri, a exposição convida o público a vivenciar uma forma de coexistência entre o homem e a natureza, por meio da instalação que ressalta o respeito e a importância desta conexão.

Enquanto a flora brasileira é vasta, exuberante e até agressiva em sua magnitude e diversidade, a delicadeza é uma das principais características encontradas nas plantas e flores que compõem a flora japonesa.

É a partir dessas diferenças e contradições que o artista e mestre em Ikebana, Atsunobu Katagiri cria uma instalação botânica inédita para ocupar o térreo da Japan House São Paulo, de 7 de março a 30 de abril.

Sob o nome ESSÊNCIA: Jardim Interior – Atsunobu Katagiri, a exposição gratuita é um convite a um momento de contemplação na agitada Avenida Paulista, dando a oportunidade para os visitantes poderem refletir sobre a presença essencial da natureza em todos os âmbitos da vida.

Conhecido por sua abordagem contemporânea no uso de plantas e flores, Katagiri combina em seu trabalho aspectos criativos tradicionais e questões atuais.

Em seu projeto Sacrifício, resultado de sua experiência como artista convidado para o Hama-dori, Naka-dori & Aizu Tri-Regional Culture Collaboration Project(2013) projeto da Agência de Assuntos Culturais do Governo Japonês, o artista instalou-se na cidade de Minamisoma, em Fukushima, região afetada pelo grande terremoto de 2011.

Nesta região, Katagiri foi arrebatado por emoções conflituosas, pois, ao mesmo tempo em que observava a destruição recente, notava a natureza retomando seu crescimento, reencontrando uma espécie de flor nativa que havia desaparecido devido à ação humana.

Nesse ambiente, coletou e criou arranjos florais exuberantes, colocando as ruínas como cenário, como se tentasse representar esta regeneração.

Na Japan House São Paulo, sua instalação ocupa o andar térreo da instituição, cuja parede de vidro será coberta por imagens de flores de várias origens, que foram selecionadas, escaneadas e ampliadas pelo próprio artista, criando um clima mais intimista e acolhedor no espaço.

Os visitantes encontrarão um ambiente com diversas plantas, flores e substratos, como musgo, por exemplo, vegetação que requer pouca manutenção.

No Japão, eles possuem grande importância, sendo elementos essenciais nas florestas e jardins, representando conceitos como beleza, simplicidade e sofisticação, além da estética do wabi-sabi (transitoriedade e imperfeição).

“A natureza é de onde viemos e para onde vamos, é elemento fundamental para a existência de qualquer ser vivo, mas também para nossa sanidade. A inserção na obra do Katagiri instiga o contato com nossos pensamentos, esse mundo todo que habita dentro de nós, e possibilita resgatar nossa percepção de bem-estar, quase como se estivéssemos em um santuário. É uma forma de conexão e compreensão da magnitude dessa relação e, sobretudo, um alerta para sua fragilidade e finitude. Afinal somos, nós, natureza”, comenta Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo e curadora da exposição.

Por se tratar de uma instalação viva, ao longo de oito semanas será possível observar os diferentes ciclos de vida de cada elemento; espécies que se desenvolvem e outras que chegam ao seu fim.

Mais do que trazer a natureza para dentro da cidade, o artista, que expõe pela primeira vez na América Latina, faz uma homenagem à força regeneradora, sem domá-la.

A exposição contará com extensa programação paralela com a participação de Katagiri como palestras, workshops e visitas guiadas.

Dentro do programa JHSP Acessível, a exposição ESSÊNCIA: Jardim Interior – Atsunobu Katagiri conta com recursos de audiodescrição, libras e bancada com elementos táteis para tornar a visita mais inclusiva.

(Visited 6 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo