Written by 07:25 Cultura, Literatura, Notícias Views: 7

Ibis Libris Editora realiza Ponte de Versos com primeiro convidado internacional

Além de Fernando Villalba, a 10ª edição do ano traz Dalberto Gomes, Leyla Lobo e Marisa Queiroz, ao lado de Thereza Christina Rocque da Motta, editora e fundadora da editora.

A Ibis Libris Editora realiza a 10ª edição da Ponte de Versos do ano, trazendo Dalberto Gomes, Fernando Villalba, Leyla Lobo e Marisa Queiroz, ao lado da também poeta e editora Thereza Christina Rocque da Motta, no dia 19 de setembro (terça-feira), na Blooks Botafogo.

Fernando Villalba é o primeiro convidado internacional da Ponte de Versos, que também vai lançar um livro na Bienal, no dia 5 de setembro, às 20h, e vai se apresentar com o pianista uruguaio Leonel Bettinelli, enquanto diz seus poemas do livro Vaivén, recém-publicado pela Ibis Libris.

Nesse dia 19/09, o evento coincide com o “nascimento” de Ricardo Reis em 1887, um dos heterônimos de Fernando Pessoa, que é patrono da Ibis Libris.

Este foi o único heterônimo que morreu depois de Pessoa, após vir para o Brasil, segundo o romance do Prêmio Nobel de Literatura, José Saramago, O ano da morte de Ricardo Reis.

Já tivemos o evento no dia 13 de junho, nascimento do poeta português e agora deste heterônimo, que escreveu um dos poemas mais tocantes:

“Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive.”

A Ibis Libris realiza, mensalmente, na Blooks Botafogo, a Ponte de Versos, evento literário tradicional, que, este ano, comemorou 24 anos em junho.

Desde 1999, ocorrendo quinzenalmente na antiga Livraria Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico, passando pelo Barteliê, em Ipanema, e pela Livraria DaConde, no Leblon, reunindo poetas novos e já consagrados, a Ponte de Versos passou a integrar a cena poética carioca.

No Prato Principal, cada poeta convidado lê por 15 minutos.

Em seguida, abre-se a Sobremesa aos presentes, quando podem recitar um poema de cada vez e, por fim, a Saideira, lendo mais um poema mais curto.

Este ano, a Ponte de Versos completou 24 anos, evento que valoriza a literatura nacional e os novos autores, que, em abril, recebeu o Prêmio Sarau Destaque 2022, conferido pela APPERJ (Associação Profissional dos Poetas do Rio de Janeiro).

A Ibis Libris Editora entra no ano de seu 23º aniversário com mais de 600 títulos publicados, além de novos títulos em produção, concorrendo ao Prêmio Oceanos com 20 obras e ao Prêmio Jabuti com 12 títulos em diversas categorias.

Diversos poetas já passaram na Ponte de Versos neste ano: Laura Esteves, Jorge Sá Earp e Jorge Ventura (janeiro); Afonso Henriques Neto e Alberto Pucheu (fevereiro); Bernard Sader Tinoco, Rômulo Pacheco e Evelyn Silva (março); Suzana Vargas e Carmem Teresa Elias (abril); Alexei Bueno e Elisa Flores (maio); Alexandre Brandão, Mano Melo, Natália Parreiras e Thássio Ferreira (junho); os imortais da ABLAna Maria Machado, Antonio Cicero e Antonio Carlos Secchin (julho); André Gardel, Angel Cabeza, Igor Calazans e Nuno Rau (agosto).

A Ponte de Versos, que acontece no próximo dia 19/09 (terça-feira), das 18h às 21h, na Blooks Botafogo, na Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema), é livre para todas as idades e com entrada franca.

(Visited 7 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo