Written by 07:44 Cultura, Notícias, Pauta PcD, Política Views: 9

Greice Silva, gamers e cosplayers são homenageados em Recife

A homenagem da Câmara Municipal do Recife à desenhista, cosplayers e gamers fez parte de reunião solene da organizado pelo vereador Ebinho Florêncio.

Foto de evento de homenagem a ciadãos de Recife.

É crescente o número de adeptos da cultura geek.

Cosplayers são os fãs de personagens, filmes e séries que gostam de se vestir com as respectivas roupas dos seus ídolos e super-heróis.

Os gamers, por sua vez, são os atuais jogadores de videogame, que tanto podem ser profissionais como jogadores das horas vagas.

Para homenagear os jovens que são gamers e os da chamada cultura pop ou geek, que tem como base o conteúdo que se torna popular e que está presente no entretenimento, na tecnologia e na moda, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na manhã desta quinta-feira (11), destacando os “Cosplayers e Gamers que orgulham a cidade do Recife”.

O evento foi organizado pelo vereador Ebinho Florêncio (Rede), para quem “os praticantes dessa cultura têm potencial para influenciar atitudes e comportamentos”.

Durante a solenidade, 61 pessoas foram homenageadas, entre elas a desenhista Greice Silva.

A solenidade foi presidida pelo vereador Zé Neto (PSB), que compôs a mesa de honra com o autor do requerimento; o produtor cultural Leo Fontes; o jornalista Júlio Costa Neto; o empresário Fábio Vila; e a cosplay Deyse Choi.

No discurso, o vereador Ebinho disse que foi “com entusiasmo” que destacou a importância da cultura pop e geek no Recife, reconhecendo não apenas seu valor como forma de entretenimento, mas também como um motor essencial de diversidade, economia e inovação.

“Como representante do povo, sinto orgulho de estar sempre buscando esse reconhecimento aos que divulgam nossa cultura em todas as suas manifestações. E é com muito entusiasmo que trago hoje a grande importância desse movimento no Recife como um verdadeiro motor de diversidade, economia e inovação, além de ser uma fonte rica de inspiração e expressão artística”, disse.

O vereador explicou o que é cosplay: “uma abreviação de costume play, é uma atividade e é arte performática na qual os participantes chamados cosplayers usam fantasias e acessórios para representar um personagem específico”, e disse que eles surgiram da prática de fantasias de fãs de ficção científica em 1939, em Nova York.

Em relação aos gamers, observou que “a cultura pop e geek desempenham um papel fundamental na criação de comunidades engajadas e vibrantes. São espaços de socialização, competição saudável e colaboração. No Recife vemos surgir grupos que promovem eventos e torneios que reúnem entusiastas e impulsionam a indústria de jogos eletrônicos”.

Ebinho Florêncio destacou, ainda, o empreendedorismo dentro dessas comunidades.

“Da criação de lojas especializadas em produtos geeks à organização de eventos e convenções, vemos um crescente número de novos empreendedores encontrando oportunidades lucrativas e criativas no universo da cultura pop, geek e jogos eletrônicos de uma forma geral. Esses empreendedores não apenas geram empregos e impulsionam a cultura local, mas também contribuem para a diversificação do cenário cultural da cidade que muito nos orgulha”.

Por isso, ele afirmou sentir “muita felicidade em cumprimentar e homenagear a cada um de vocês que aqui se encontra. Essa é uma forma de reconhecer pessoas que trazem para nossa sociedade, alegria, entretenimento, fortalecimento do sonho do ser humano que seria conviver em grupos unidos por um ideal”.

O produtor cultural, Leo Fontes, falou em seguida, em nome de todos os homenageados.

Ele agradeceu à Câmara Municipal do Recife, em especial ao vereador Ebinho Florêncio, pela homenagem, e disse que “gestos como este reafirmam que vale a pena sonhar”. Ele acrescentou que o movimento da cultura pop e dos gamers já representa uma fatia gigantesca da economia mundial. “Somos hoje maiores do que o cinema e a música juntos”.

Disse, também, que os jogos e as fantasias, hoje, são “coisas sérias”, mas também representam um “estilo de vida”.

Ele enalteceu o mercado geek, nerd, cosplay e gamers e disse que “a caminhada é dura”, mas que “vale a pena investir nesse mercado”.

Leo Fontes destacou, ainda, a importância da imprensa na divulgação dos eventos dos esportes eletrônicos, que mostram a cultura pop e os gamers.

O produtor cultural afirmou que, nos eventos esportivos, “o Recife é campeão na essência, por ter força, principalmente quando quer”.

Ele acrescentou, também, que no Recife “o desenvolvimento do mercado gamers só cresce” e manifestou sua esperança de que a cidade seja “a capital da cultura pop e geek”. 

O vereador Ebinho Florêncio entregou um certificado a cada um dos homenageados.

Durante a solenidade, os cantores Baiano e Roberta fizeram apresentações musicais.

No final, o vereador Zé Neto fez suas considerações a respeito da solenidade, parabenizou Ebinho Florêncio pela iniciativa, e convidou a todos os presentes para acompanharem o Hino da cidade do Recife.

(Visited 9 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo