Written by 08:59 Cursos, Workshops e +, Notícias Views: 8

Fundação Energia e Saneamento oferece oficina de arquivamento de fotos e documentos

Atividade gratuita acontece na unidade de São Paulo, é aberta ao público e vai ensinar como registrar e preservar documentos fotográficos ou textuais.

Como uma das ações comemorativas aos seus 25 anos, a Fundação Energia e Saneamento promove no sábado, dia 6 de maio, a oficina Documentos de Família.

De forma gratuita, a atividade oferecerá orientações da área de arquivo e conservação, para o público que deseja saber como preservar, da forma mais adequada, livros, fotos e documentos antigos de família, e também os novos registros em formato digital.

A oficina será em São Paulo e será ministrada por Andressa Romualdo, coordenadora do Acervo da Fundação Energia e Saneamento, com participação de Ana Luiza Vaz e Tatiana Ishikawa, respectivamente arquivista e bibliotecária do Acervo.

Esta atividade abordará a importância de se ter um acervo pessoal bem organizado e como tratar as documentações geradas ao longo da vida, sejam elas fotográficas ou textuais, físico ou digital.

O público presente poderá aprender a como preservar documentos e livros, qual a melhor forma de acondicionamento e os tipos de materiais mais adequados (pastas, envelopes, etc.), além de orientações sobre tempo de guarda de documentos, digitalização e backups em documento digital.

Esta é a segunda edição deste workshop, a primeira ocorreu em 2018 com sucesso de público.

O acervo da Fundação é um dos maiores do Estado de São Paulo, formado por documentos relacionados à história da energia, da tecnologia e do desenvolvimento urbano e industrial.

São 1.600 metros lineares de documentos técnicos e gerenciais, 260 mil documentos fotográficos, cerca de 4.000 objetos museológicos, 50.000  títulos na biblioteca, além de documentos cartográficos, audiovisuais e sonoros, reunidos a partir de meados do século XIX.

“Queremos apresentar para as pessoas que irão participar de nossa oficina um pouco do nosso conhecimento, repassando nossa experiência ao público, que poderá aplicar, de forma prática, técnicas profissionais, ajudando a preservar a memória de uma família, algo tão precioso”, explica Andressa.

(Visited 8 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo