Written by 10:43 Cultura, Notícias, Pauta PcD, TV, Filmes e Séries Views: 145

Documentário sobre dançarino Marcos Abranches participará da OFFCINE 22

Documentário O Artista e a Força do Pensamento será exibido no evento adiado devido à Copa do Mundo de 2022 em abril.

Em 2022, ano de Copa do Mundo, aconteceria uma nova edição do festival OFFCINE que nasceu da necessidade de incluir o interior do Estado de Minas Gerais como um polo de produções cinematográficas. 

Porém, devido ao evento mundial, o evento foi adiado para 2023 e por isso, entre os dias 20 a 28 de abril de 2023 o festival exibirá variados filmes.

Entre os filmes selecionados está o documentário O Artista e a Força do Pensamento, do diretor Elder Fraga, que conta sobre a vida e obra do dançarino Marcos Abranches.

O documentário O Artista e a Força do Pensamento reflete a relação entre equilíbrio e desequilíbrio dentro da parcialidade de movimento do dançarino Marcos Abranches que oscila o corpo para despertar do vazio e isolamento causado pelo desequilíbrio.

O filme ainda explora e aprofunda a vida e obra do dançarino e coreógrafo Marcos Abranches.

A ideia do documentário é mostrar que a pessoa e o artista caminham juntos e levam uma vida normal.

“Vamos mostrar o dia, dia com a família e o artista no palco, as obras criadas e coreografadas por Marcos Abranches como Corpo Sobre Tela, Forma de Ver, Avessos, O Grito e O Canto dos Malditos, além de mostrar sua carreira internacional passando por Berlim (Alemanha), Madrid (Espanha), Assunção (Paraguai), La Paz (Peru) e Bogotá (Colômbia).” revela a sinopse do filme.

Marcos Abranches é coreógrafo e dançarino portador de Coreoatetose Rara, decorrente de uma lesão cerebral, um estado patológico que se manifesta a partir de movimentos involuntários, intermitentes e irregulares da face e dos membros.

É importante saber que o profissional possui inteligência normal e, utiliza como referência de estudo para a construção de sua linguagem artística corporal, sendo o único coreógrafo brasileiro com paralisia cerebral a propor um estudo sobre dança contemporânea.

A produção audiovisual ainda mostra o trabalho do Marcos com grandes nomes do balé nacional como Sandro Borelli (Coreógrafo, diretor artístico da Cia Carne Agonizante), Iara Biderman (Jornalista e crítica de dança), Inês Bogéia (Diretora da São Paulo Companhia de Dança e doutora em Artes), Luís Ferron (Diretor do Núcleo Luís Ferron), Solange Borelli (Gestora e produtora cultural), Gal Oppido (Fotógrafo), Ivam Cabral (Cofundador da Cia. de Teatro Os Satyros e diretor-executivo da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco).

O filme ainda fala dos desejos e angústias do dançarino e mostra acima de tudo uma história muito potente.

O Artista e a Força do Pensamento já foi premiadono 11º BREAKING DOWN BARRIERS International Film Festival que aconteceu em Moscou/Rússia em 2022; no 15º LABRFF: Los Angeles Brazilian Film Festival que aconteceu nos EUA em 2022; no 20º Arouca Film Festival que aconteceu em Portugal; no Campinas Film Festival que aconteceu em 2022;no 5º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul em 2022;no 17º Encontro de Cinema e Vídeo dos sertões; no 5º FestCine Pedra Azul em 2022; no Brazil International Monthly Independent Film Festival (BIMIFF) em 2022 (onde recebeu menção honrosa); no 6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos em 2021;no 10º Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência de 2021 e no ASSIM VIVEMOS – 10º Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência (2021).

Além deste evento o documentário ainda participará do 4º Festival de Carpina e do 2º Cine Ibiapina – Festival de Cinema da Serra da Ibiapaba.

(Visited 145 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo