A bossa nova, o pop, o samba e, mais do que tudo, a inventividade nesses e em outros gêneros musicais brasileiros pedem passagem para mais um anúncio do Coala Festival: em um show celebrativo de 80 anos, sendo 60 anos de carreira, Marcos Valle é confirmado para o line-up da edição 2023, dividindo o palco com Joyce Moreno e Céu.
Um dos maiores compositores do país, de hits como Bye Bye Tristeza e Viola Enluarada, e também consagrado como intérprete, arranjador e instrumentista, Marcos Valle prepara um show especial para o festival, revisitando os sucessos que não só contemplam a trajetória dele na história da música, o que o Coala aprecia demais, como apontam para as influências que permeiam artistas de diferentes gerações, e que também estarão presentes na programação dos dias 15, 16 e 17 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Com as participações especiais de Joyce Moreno e Céu, o show é mais um dos encontros musicais de impacto proporcionados pelo Coala Festival, que também terá BaianaSystem + Olodum (OlodumBaiana), projeto que une o poder percussivo dos grupos, se apresentando pela primeira vez em São Paulo, a inédita parceria de Marina Lima e Fernanda Abreu; Martinho da Vila e João Donato; Angela Ro Ro e Letrux; Fafá de Belém convida Johnny Hooker; Suraras do Tapajós e Lucas Estrela.
O festival ainda tem a banda paulistana Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo no line-up e apresenta um espetáculo exclusivo de Baby do Brasil, Pepeu Gomes e Paulinho Boca de cantor no marco de 50 anos dos Novos Baianos.
Nesta edição, prevalece a diversidade geográfica e geracional que celebra a música brasileira em sua variedade.
Os ingressos já estão disponíveis de forma online e mais atrações serão anunciadas.
“Após 60 anos de carreira, valorizo cada vez mais estar nos palcos, gravar novos projetos, rodar o mundo inteiro para tocar. Isso é minha vida. E tenho certeza que o Coala vai ser mais uma experiência maravilhosa, ainda mais porque estarei com pessoas que admiro pela musicalidade e pelo talento, o qual é o caso da Joyce e da Céu”, comenta Marcos Valle.
Ele diz que, além de se manter energizado por essas parcerias, também se recarrega ao ver como é uma influência para novos artistas.
“Saber desse interesse dos grupos jovens, de outras gerações, tanto do Brasil quanto do exterior, pela minha música me dá uma alegria e uma grande energia. Adoro trabalhar com eles. Eu gosto do novo”, completa o artista.
Marcos Valle e Joyce Moreno já escreveram vários capítulos do enredo da canção brasileira, inclusive com confluências artísticas ao longo da carreira dos dois.
No ano passado, se uniram em um momento de dor para lançar A chuva sem Gal, música em despedida a Gal Costa, que, por sua vez, faz parte da história do Coala Festival por fazer seu último show na edição do ano passado.
Para Joyce, a celebração, que acontece no dia 17 de setembro (domingo), tem um tom de amizade e admiração.
“Conheço Marcos desde o início da minha carreira, sempre fomos muito amigos, muito próximos. Inclusive no meu primeiríssimo álbum já tinha uma música dele, parceria com Ruy Guerra. Depois, já nos anos 1990, nossas músicas foram descobertas por DJs de Londres, e começamos a tocar simultaneamente nas pistas de dança da Europa e do Japão. Acho que temos em comum um gosto pelo suingue, embora tenhamos algumas baladas nas nossas parcerias também. Também gostamos de harmonia, dos acordes bons. Temos muitas afinidades, então, vai ser um encontro bem feliz!”, diz a artista.
A cantora paulistana Céu se une, então, a uma dupla de amigos que celebram a música e o legado que mantém na cultura do Brasil.
O Coala Festival 2023 tem patrocínio da Natura.
A cerveja oficial do evento é Amstel e o apoio é de Jameson e Chilli Beans.
Como media partner, Rádio Eldorado FM 107.3 e recebe apoio cultural do Memorial e do Governo do Estado de São Paulo.