Written by 07:42 Cultura, Notícias, Vídeos na internet Views: 3

Cine & Manas abre circuito de exibições no RJ com filme premiado

O projeto de caráter itinerante realiza exibições de filmes nacionais realizados por mulheres em diversos territórios da região metropolitana do Rio de Janeiro.

O Cine&Manas, projeto de exibição e distribuição de impacto de filmes nacionais realizados por mulheres cis e trans, inicia o circuito pela Zona Oeste, em Campo Grande, no dia 25 de maio, às 18h, com o filme Medusa.

Medusa é um filme de suspense brasileiro, escrito e dirigido por Anita Rocha da Silveira, vencedor de prêmios como Sitges Film Festival (Melhor Direção), Tromsø Int. Film Festival (Melhor Filme), IndieLisboa (Prêmio Especial do Júri), Raindance Film Festival (Melhor Filme Internacional) e Palm Springs Int. Film Festival (Menção Honrosa).

Medusa se passa num futuro distópico e conta a história de Mariana (Mari Oliveira), uma jovem que integra o grupo “Preciosas do Altar”, onde jovens mulheres “belas, recatadas e do lar” se reúnem para cantar hinos de louvor durante o dia, na igreja do pastor Guilherme (Thiago Fragoso) e a noite se reúnem numa espécie de milícia visando “vigiar e punir” agredindo violentamente mulheres “messalinas e meretrizes” que não são submissas aos homens nem devotas de Deus.

A escolha do filme Medusa se deu, a partir de reuniões de co-curadoria com agentes culturais da região.

“A partir de reuniões de reconhecimento do território, escolhemos exibir Medusa, pois o filme faz uma fabulação crítica sobre temas sensíveis como a força política e o fundamentalismo religioso, que permeiam todo o estado do Rio de Janeiro, mas ganha ainda mais relevância na Zona Oeste do Rio”, conta Helena Claro, uma das curadoras do projeto.

A exibição será seguida de um debate.

Essa é uma oportunidade valiosa para o público refletir e compartilhar ideias sobre os temas abordados.

Proporcionando um espaço propício para discussões significativas e insights enriquecedores, ampliando ainda mais a experiência cinematográfica, além de ganhar ainda mais relevância quando é exibido nesta região da cidade, pois fomenta importantes debates em uma área de diversidade socioeconômica-cultural.

O projeto tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, através do Programa de Fomento à Cultura Carioca e apoio da Riofilme.

(Visited 3 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo