Crédito da foto principal: Reprodução do Instagram.
Léo Valença é cartunista carioca e dedica-se desde 2008 à produção de cartuns para divulgar a importância do meio ambiente.
Em 2010, ele organizou a coletânea Aquecimento Global em cartuns com diversos cartunistas de vários estados do país.
Dois anos depois, em 2012, foi curador de uma mostra de cartuns ambientais durante o Green Nation Fest, onde ganhou ainda o prêmio de melhor cartum pelo júri popular.
No mesmo ano lançou o livro Almanaque Ecológico do Lucas voltado para a educação ambiental do público infantil.
Apresentado pelo personagem Lucas, o duende ecológico, o almanaque apresenta textos com uma linguagem simples e didática, ilustrações e passatempos que incentivam práticas que conscientizam sobre a importância da preservação ambiental.
De forma bem humorada, amorosa e crítica, ele utiliza o humor gráfico para ensinar o público infantil a cuidar do meio ambiente.
Além desse livro, ele é autor dos livros Almanaque Ecológico da Mari e Passatempos Ecológicos do Lucas.
O cartunista carioca também já lançou em seu canal no YouTube, uma série de vídeos curtos com dicas ecológicas para as crianças.
A série intitulada Momento Ecológico com Duende Lucas é apresentada pelo personagem-título que aborda temas importantes voltados para educação ambiental das crianças.
A série animada busca conscientizar as crianças sobre questões ligadas ao meio ambiente de um jeito leve e divertido.
Segundo Léo Valença, os cartuns são ótimos recursos lúdicos que podem ser aplicados em atividades pedagógicas, dentro e fora da “sala” de aula.
Eles podem ser utilizados para passar o conceito de sustentabilidade na educação, estimulando a percepção ambiental, quanto para a discussão de temas diversos e questões atuais, como o respeito à natureza, o aquecimento global, o destino do planeta, poluição, reciclagem.
Continue navegando pelo Jornal Folk e descubra conteúdos que inspiram, informam e conectam diferentes realidades.