Written by 07:24 Cultura, Economia, Notícias Views: 10

Botecar lota bares de BH com pratos repletos de mineiridade

Trinta e sete bares em todas as regionais do estado concorrem ao melhor prato até o fim do mês.

Foto de um dos pratos dos bares de BH.

A capital dos bares está em festa com a 7ª edição do Botecar, festival gastronômico de Botecos de Belo Horizonte, que tem movimentado 37 bares da capital, localizados em todas as regionais da cidade.

No cardápio, muita criatividade e sabor atraem o público, que pode degustar os pratos que concorrem ao melhor do concurso até o dia 30 de novembro.

Este ano, a mineiridade foi o tema escolhido.

Os pratos devem ser preparados com elementos que fazem alusão ao estado.

Pensando nisso, alguns bares resolveram homenagear Minas Gerais usando expressões mineiras nos nomes dos pratos, como o Trem Bão, do restaurante Adega & Churrasco, no bairro Ipiranga.

Esse é um bolinho de carne moída com ervas, recheado de cebola e maxixe cozido e maxixe empanado no parmesão e molho especial da casa.

Outros bares rementem a regiões do estado, como o Delícia do Jequitinhonha, do Minera Bier, no São Luiz, que preparou um Bolinho de milho-verde recheado com carne de panela e requeijão branco de corte.

Para acompanhar, catchup de goiaba fresca, feito artesanalmente.

Há, ainda, bares que usaram o humor para batizar os pratos, como o Trem Mexido, do Novo Barba, um mexido à moda da casa com carne de lata e crispy de couve.

Tem até prato que se autointitula raiz, caso do Mineiro da Gema, do Bar Aqui Tudo É Bom, no Ouro Preto.

Quem for até lá vai poder provar uma costelinha de porco, acompanhada de mandioca cozida na manteiga de garrafa, muçarela, pimenta–biquinho, alface e tomate.

Há pratos para todos os gostos.

Os preços também são democráticos e não podem ultrapassar de R$ 30 a R$ 40.

O proprietário do bar Kxote, vencedor da edição 2019, participa este ano com o prato BenzoDeus.

Para ele, uma iniciativa que valoriza a cadeia produtiva da gastronomia na cidade.

“O festival é muito importante para reforçar a divulgação dos bares, ampliação de cartelas de clientes e para conhecermos novos fornecedores, por exemplo.”, avalia.

A escolha do melhor prato será feita pelo público e por um júri especializado, cada um responsável por 50% dos votos.

A divulgação do resultado acontecerá em uma cerimônia de premiação fechada para convidados.

Os nomes de todos os bares e pratos podem ser conferidos no Instagram do Botecar.

Capital mineira da gastronomia

O Botecar é uma das iniciativas que destaca a importância da capital mineira na gastronomia.

O objetivo é valorizar a culinária de boteco de raiz, reforçar a identidade da cidade como a capital nacional dos botecos e homenagear a riqueza e a diversidade da culinária tradicional.

A edição 2023 tem um tempero a mais por ser a primeira realizada após a capital conquistar o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido em outubro de 2019 pela UNESCO.

A iniciativa reforça o Programa Municipal de Turismo Gastronômico, que posiciona e qualifica Belo Horizonte e região como polo turístico gastronômico de relevância, por intermédio de políticas públicas e da articulação da cadeia produtiva.

Belo Horizonte agora integra a Rede Mundial de Cidades Criativas, um dos principais programas da UNESCO para colocar em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e da Nova Agenda Urbana ao nível local.

Além da gastronomia, ela abrange artesanato e artes folclóricas, design, cinema, literatura, música e arte midiática.

No Brasil, também fazem parte do grupo Belém/PA, Florianópolis/SC e Paraty/RJ (gastronomia); Brasília/DF, Curitiba/PR e Fortaleza/CE (Design); João Pessoa/PB (Artesanato e Artes Folclóricas); Salvador/BA (Música), e Santos/SP (Cinema).

O patrocínio do evento é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, da Petra, cerveja oficial do festival e do DelMaipo.

O apoio é da Cachaça Decisão e do Jogano Bet.

Já a promoção é da Rádio Itatiaia, da Rádio Light FM, do Jornal Estado de Minas, da TV Alterosa, do Portal Uai e da Revista Encontro.

A realização é da AL2 Eventos e a agência de turismo oficial é a Itália Turismo.

Crédito da foto principal: Pádua de Carvalho

(Visited 10 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo