Written by 07:29 Economia, Notícias, Pauta PcD, Pautas sociais Views: 7

Agência de marketing digital Adtail abre novas vagas afirmativas

O objetivo principal é aumentar a participação de pessoas pretas, pardas e indígenas no mercado; empresa também busca contratar outros grupos sociais, especialmente PCDs.

Crédito: Divulgação

Adtail, agência full service de marketing digital, está com novas vagas afirmativas abertas, com o intuito de aumentar a diversidade em seu quadro de colaboradores.

As oportunidades são tanto para profissionais já formados, em cargos CLT, quanto para cargos de estágio, além de posições de liderança, como a de Gerente de Mídia, vaga voltada especialmente para pessoas pretas ou pardas.

Há, ainda, um banco de talentos afirmativo vitalício de onde a empresa busca candidatos para novas posições.

O enfoque racial faz parte de uma estratégia maior da agência, que trabalha a diversidade em muitas frentes.

No momento, a busca por pessoas não brancas é uma prioridade por conta do reconhecimento da necessidade de mudanças nesse aspecto dentro do mercado.

Segundo o Censo de Diversidade das Agências Brasileiras 2023, realizado pelo Observatório da Diversidade na Propaganda (ODP) com a Gestão Kairós, apenas 30% dos profissionais das agências brasileiras são pretos ou pardos; em cargos de liderança, esse percentual cai para 10,3%.

É, portanto, um problema já identificado na área, e a Adtail decidiu agir em prol da mudança.

Uma das ações que apoiam esse objetivo é a parceria com o Rumos Mais Pretos, iniciativa que é fruto de um ecossistema que reúne agências de publicidade, universidades e entidades profissionais cuja meta é aumentar a representatividade negra, parda e indígena na área de comunicação.

A ideia é capacitar e promover a diversidade e inclusão no mercado de trabalho da região por meio de workshops, vagas de estágio e mentorias.

“O Rumos Mais Pretos tem sido uma parceria incrível. É um projeto fundamental para as agências gaúchas, e é muito importante para nós, apoiarmos uma iniciativa como essa, pioneira no estado. Estamos tendo a oportunidade de ampliar nosso conhecimento em relação às boas práticas de inclusão e trocar com outras empresas do ramo”, conta Thauany Brasil, Especialista de People Experience e Diversidade da Adtail.

Vale ressaltar que a agência tem sede em Porto Alegre, mas possui escritórios em São Paulo, Blumenau e Curitiba.

Mesmo essencial para as estratégias da empresa, esta parceria não é a única frente de diversidade que está sendo trabalhada.

“Essa é apenas nossa primeira aliança externa focada em diversidade e em atração de talentos. Já estamos buscando e trabalhando em outros projetos, inclusive como promotores. Sem contar que temos ações internas permanentes para fortalecer a inclusão e conhecimento da equipe. Sabemos que, além das vagas, é preciso diminuir os vieses das lideranças, principalmente dentro dos nossos processos seletivos, e olharmos para a inclusão das pessoas depois que entram na organização”, ressalta Thauany.

Mais diversidade: estratégia e melhorias

“No ciclo de 2023 e 2024 temos como principais objetivos aumentar a representatividade de pessoas negras e pessoas com deficiência dentro da agência. Também focaremos em aumentar a participação de pessoas LGBTs e negras em níveis de liderança”, explica Adriana Campos, CEO e fundadora da Adtail.

Segundo a profissional, a estratégia adotada pela Adtail para alcançar as metas de diversidade é baseada em três pilares: OportunidadeIntencionalidade e Inclusão.

O primeiro diz respeito a geração de vagas e/ou planos de carreira efetivos para quem histórica e socialmente esteve à margem da sociedade, ou fora de espaços de poder e tomada de decisão.

Intencionalidade é sobre a vontade genuína de fazer a diferença, impactar a cultura da empresa e provocar mudanças no ambiente de trabalho.

Por fim, inclusão fala sobre tornar as pessoas de fato pertencentes à agência, através da participação ativa e de oportunidades reais de crescimento.

Parte da realização dessa estratégia está no comitê de diversidade da Adtail, conhecido como Plural, e os grupos com recortes mais específicos que fazem parte dele, chamados de squads.

São seis, cada um com seu tema central: responsabilidade ambiental, saúde mental, pessoas LGBTs, raça, gênero (com foco em mulheres) e pessoas com deficiência.

“Os squads têm o papel principal de acolher e integrar pessoas que fazem parte de grupos minorizados, e também de trazer conteúdos novos para a organização, promovendo conhecimento para toda a empresa”, aponta Thauany.

Tudo isso ocorre para manter os avanços que a agência alcançou na pauta de responsabilidade social, e para desenvolver transformações no que ainda não foi alcançado.

“Hoje, temos 66% de mulheres e 35% de pessoas LGBTs na organização, o que levamos como uma grande conquista. Nossa liderança também é formada em 65% por mulheres. Porém, sabemos que temos pontos a serem melhorados, e é a partir deles que estamos trabalhando”, explica a especialista.

No momento, a Adtail conta com 23% de profissionais negros e 2,4% de pessoas com deficiência.

“Nosso objetivo é melhorar esses números e aumentar a representatividade desses grupos. Além das vagas afirmativas e dos projetos de atração em que estamos envolvidos, temos um programa de indicação que bonifica colaboradores que indicarem profissionais negros ou com deficiência para trabalhar na Adtail. São várias portas de entrada e esperamos ter resultados bastante positivos daqui para frente”, conclui Thauany.

(Visited 7 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo