A edtech Academia de Diversidade, fundada por Tânia Chaves (foto principal) no ano passado, iniciou em 8 de agosto a quarta turma do disputado curso em DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão), com 18 horas/aula, que ocorre até 15 de agosto.
Os estudantes são preparados para trabalhar na área de diversidade e gestão de pessoas, com foco na equidade e inclusão de minorias e estimulando a diversidade de etnias, corpos, cultura, religiões, gêneros, orientações sexuais, idade e deficiências.
A gestão de DEI ganha cada vez mais espaço nas empresas e, por isso, a formação e a qualificação de profissionais da área se tornaram uma demanda essencial do mercado.
Como os investidores e os consumidores cada vez mais cobram iniciativa de DEI das empresas, essa questão tornou-se uma estratégia de negócio importante, indispensável e com reflexo direto nos resultados financeiros.
Segundo Tânia Chaves, palestrante e especialista no tema, estudos apontam que grande parte das empresas entendem a importância de investir em DEI, mas nem todas promovem iniciativas realmente efetivas nesse sentido.
Dados do estudo Diversity Matters: América Latina, da McKinsey, comprovam que, quando faz parte de um time diverso, um profissional tem uma probabilidade 152% maior de propor novas ideias e implementar mudanças.
“Os negócios que contemplam a diversidade e a inclusão são mais sustentáveis, lucrativos e criativos”, explica Tânia.
Nove módulos com aulas gravadas e ao vivo
As aulas do curso da Academia de Diversidade são divididas em nove módulos e dois encontros ao vivo:
- Perspectivas e Conceitos;
- Equidade PcD;
- Equidade Racial;
- Equidade de Gênero;
- Equidade Etária;
- Equidade Sexual;
- Comunicação e Linguagem Inclusiva;
- Vieses Inconscientes;
- Vivenciando a DEI no Dia a Dia.
Ainda fazem parte do programa três masterclasses em temas como posicionamento no LinkedIn, ESG e sustentabilidade com convidados de notável especialidade em temas dentro e fora do universo da DEI.
As turmas são compostas por pessoas que querem se aprofundar no tema, interessados em conhecer a dimensão profissional da área, trabalhadores que buscam aplicar os conceitos de DEI em sua empresa ou qualquer indivíduo que tenha assumido o propósito de transformar o mundo em que vive.