O músico e compositor Gabriel Gabrera lançará no próximo dia 28 de novembro o single Mantiqueira, com participação especial do violeiro, compositor, arranjador e pesquisador Ivan Vilela.
A canção estará disponível nas principais plataformas de streaming.
Com letra de Vinicius Guimarães e música de Gabriel Gabrera, Mantiqueira fala sobre a vida dura e simples na roça, do contato com a terra, as paisagens inspiradoras e da força e resistência dos povos originários Puri que ainda habitam a Serra da Mantiqueira.
No refrão diz: ‘Boacé Uchô’, que na língua do povo Puri significa “palavra-terra”, “palavra que pulsa”.
“Mantiqueira fala sobre o povo que fez e faz a vida na Serra acontecer”, detalha Gabrera.
A gravação de Mantiqueira foi realizada no Estúdio AbreuRoad, em Pedralva (MG), e contou com Gabriel Gabrera (voz, violão e baixo) e José Abreu (voz e arranjos de percussão, mixagem e masterização).
“Na viola caipira, tive a alegria e a honra de ter o mestre Ivan Vilela”, destaca Gabrera.
A ilustração da capa é de Tainá Manrique.
Gabrera nasceu em São José dos Campos e vive desde os 12 anos em Itajubá (MG), cidade natal de Ivan Vilela.
“Conheci a música antes de conhecer Gabrera pessoalmente. Fiquei muito contente pelo convite e ele está fazendo um trabalho muito interessante que é a fusão letra e música rica, evocando uma micro-história de uma região, o que é muito importante”, pontua Vilela.
Para Vilela, Gabrera está ocupando um espaço na música popular deixado pelo rock rural com Sá, Rodrix e Guarabyra, Renato Teixeira, Tavito, por exemplo.
“É um trabalho muito rico que ele acrescenta com a música dele. A percepção de composição dele é muito fina e as letras são maravilhosas. Então foi tudo muito bonito”, declara Vilela.
Mantiqueira em imagens
O single Mantiqueira tem um clipe com imagens de diversas apresentações de Gabrera em 2025, como o Festival Blues na Montanha (Andradas/MG), Festival de Jazz e Blues (Extrema/MG) e, para fechar com chave de ouro, o show Blues Sul mineiro, com a participação de diversos artistas em Itajubá.
Há também imagens da Mantiqueira Paulista, na região de Piracaia.
O lançamento também será dia 28, às 12h, no canal do YouTube.
“O clipe fala sobre como é fazer música e Blues na região do Sul de Minas e Serra da Mantiqueira, celebrando e rememorando os antepassados”, descreve Gabrera.
Do blues para viola
Gabriel Cabrera destaca-se no cenário por sua sonoridade rural do violão e viola, incorporando a gaita e a percussão, no estilo ‘Homem Banda’.
Conectando as influências do Blues com as raízes da música caipira, Gabrera segue em busca de um Blues Sul Mineiro e tem diversos trabalhos lançados, como o álbum Mantiqueira Blues (2021) e o single Deságua (2024).
Soma em sua trajetória participações em festivais importantes como Blues na Montanha (Pico do Gavião/Andradas) e Festival de Jazz e Blues (Extrema).
Em seu novo show, intitulado Blues Sul Mineiro, Gabrera apresenta uma busca por um som que mistura elementos do Blues Rural com a música caipira e mineira.
Mediante músicas autorais, canta sobre a Serra da Mantiqueira, a vida dura e simples no campo, mas também as dores e alegrias da vida.
Shows
Para levar ao público seu novo trabalho, Gabrera realizará uma série de shows pelo Estado de São Paulo.
Uma delas será dia 06/12 no Festival de Blues, em Campinas.
Já no dia 06/12, às 20h, a apresentação será no Mercado das Artes, em Vinhedo.
Continue navegando pelo Jornal Folk e descubra conteúdos que inspiram, informam e conectam diferentes realidades.






