Written by 09:10 Matérias do Folk, Tecnologia, natureza, educação e economia Views: 6

Appel Home investe em modernização industrial

Empresa foca em equipamentos ultramodernos para garantir controle de qualidade, otimização de tempo e custos, além de eficiência energética.

Foto da Appel Home.

Crédito da foto principal: Divulgação/Appel Home.

Com foco em eficiência e controle de processos, a Appel Home, empresa tradicional de cama, mesa e banho, utiliza um sistema de produção de última geração que coleta dados em tempo real em todas as etapas — dos teares ao processo final de embalagem.

A tecnologia permite gerenciar e programar integradamente, monitorando a produtividade e identificando pontos de melhoria em cada setor e máquina.

Os maquinários utilizados pela empresa são considerados ultramodernos — sendo totalmente computadorizados e de alta eficiência.

A Appel conta com teares Jacquard e com um processo de corte e costura automatizado, facilitando a entrega de produtos padronizados.

“A Appel está sempre em busca de inovação, investindo em máquinas mais avançadas para otimizar processos e oferecer o melhor custo-benefício para os nossos clientes. Hoje, o que há de mais moderno no mundo no setor têxtil felpudo está em operação aqui na Appel Home”, evidencia Juliano Vidal, supervisor de produção na empresa.

Controle de qualidade

Para o controle da produção e da qualidade, a marca conta com dois sistemas que operam de forma integrada e simultânea para otimizar a gestão e acelerar a tomada de decisão.

Um deles é responsável pelo controle de produtos, estoques e insumos, garantindo a disponibilidade necessária para a produção, enquanto o outro gerencia o controle da produção e dos processos, monitorando em tempo real o andamento das etapas e promovendo maior eficiência e produtividade.

Através da coleta de amostras em diferentes etapas do processo, a Appel realiza um acompanhamento completo, que se estende desde a chegada do item à produção, segue pelo monitoramento após o tingimento e se conclui na fase de amostragem junto ao setor de costura, garantindo controle e qualidade em todas as etapas.

“Temos uma atenção especial às bainhas, etiquetas e acabamentos de costura. Esse monitoramento minucioso garante o controle de qualidade contínua ao longo da produção, garantindo uma maior conformidade no processo”, explica Juliano.

Sustentabilidade

No quesito sustentável, a marca incorpora práticas de eficiência energética, que incluem o uso de máquinas de última geração com menor consumo de energia e processos automatizados que economizam o desperdício operacional.

A Appel também possui geração própria de energia, por meio de 600 painéis solares instalados.

A energia complementar, quando necessária, é adquirida exclusivamente de empresas com selo verde, que certifica a origem 100% renovável — predominantemente solar e eólica.

Investimentos em inovação

Atualmente, a Appel Home passa por uma fase de desenvolvimento de um sistema de controle de produção assistida no setor de revisão, que permitirá o acompanhamento em tempo real da quantidade revisada, do progresso em relação à meta definida e da produção mensal acumulada — possibilitando também comparações entre turnos para melhorar o desempenho.

Além disso, recentemente, a companhia ampliou o parque fabril com a aquisição de três novas máquinas para o setor de costura: duas transversais e uma longitudinal.

A importância da tecnologia

Conforme Juliano aponta, a tecnologia otimiza o processo produtivo ao automatizar tarefas, monitorar dados em tempo real e permitir ajustes rápidos para evitar perdas.

Tais ações reduzem o tempo de produção e o desperdício de materiais, além de melhorarem a qualidade dos produtos.

A gestão baseada em dados também auxilia na identificação de gargalos e no aumento da eficiência — proporcionando processos mais rápidos e econômicos.

“Com sistemas integrados de monitoramento em tempo real, as operações ficam mais ágeis e eficientes, permitindo ajustes rápidos, trazendo segurança para o gestor. Isso proporciona uma vantagem competitiva no mercado, além de otimização de custos e recursos”, finaliza Juliano.

Continue navegando pelo Jornal Folk e descubra conteúdos que inspiram, informam e conectam diferentes realidades.

(Visited 6 times, 1 visits today)
Close