Após três anos sem lançamentos e shows, o duo santista 2DE1 retoma sua trajetória musical com o single Paraguay, que chegou às plataformas no dia 9 de outubro pelo selo Lab Dorsal e distribuição da Ditto Music.
A faixa abre caminho para o novo álbum Eu Quero Ser Feliz Também, previsto para 2026, inaugurando uma fase de sonoridade mais orgânica e conectada às raízes brasileiras.
A canção traz elementos que vinham sendo explorados pouco pelo duo nas gravações anteriores, como os sopros, percussão, e a experimentação em ritmos marcantes na música nacional.
Inspirada em lembranças familiares, Paraguay reverencia a história dos pais dos irmãos Fernando e Felipe Amador, Fernando Soares e Cristina Amador Soares, protagonistas também da capa do single.
As viagens de carro que eles faziam de Santos ao Paraguai nos anos 1980 e 1990, para comprar mercadorias revendidas na lanchonete que administravam juntos, se transformaram em símbolo de afeto, força e origem — elementos centrais na canção.
“Paraguay é uma viagem de retorno. Um caminho, um começo. Ela nasce como essa vontade de entrar na estrada e ir, importando pouco para onde, e sim com quem”, conta Fernando.
“É uma faixa que traz essa sonoridade que faz referência às nossas raízes, aos nossos pais, que viajavam de carro, de Santos ao Paraguai para comprar mais barato as coisas extra que vendiam na lanchonete que tinham juntos. É deles, e não poderia deixar de ser, as influências dos nossos gostos, nossos sonhos, nossos amores, nossos começos. A faixa reverencia, da sonoridade à letra, a eles, que deram e dão conta”, completa Felipe.
A produção é assinada por Gabriel Quirino, em parceria com Felipe Amador, e conta com músicos convidados como Alana Ananias (bateria), Beatriz Lima (baixo), Jackie Cunha (percussão), Gabriel Quinto (guitarra) e Filipe Moura (sopros).
Já a mixagem é de Victor Kroner e a masterização é de Cabes.
Continue navegando pelo Jornal Folk e descubra conteúdos que inspiram, informam e conectam diferentes realidades.