Estão definidos os campeões da Etapa do Nordeste do Campeonato Brasileiro de Basquete 3×3 2025, encerrada no dia 08 de junho, no Ginásio Jorge Maia (Sport Club do Recife), no Recife–PE.
Além disso, foram conhecidos os representantes da região na Etapa Final do Campeonato Brasileiro 2025.
O Desportivo–RN, formado pelas atletas Mônica Feitosa, Fernanda Cruz, Mariana França e Thainá Andrade, garantiu o título do Adulto Feminino ao derrotar o anfitrião Sport Recife–PE (15 a 10) na grande final.
Na primeira fase, o time potiguar passou pelo Team Fox–PE (14 a 02) e Sport Recife–PE (15 a 13).
Na semifinal, vitória acirrada diante do Aeroclube–RN (20 a 18), no tempo extra.
Já na disputa masculina, o lugar mais alto do pódio ficou com a ASSEJUF–AL, dos jogadores Fernando Paiva, Artur Paiva, Cícero Neto e Paulo Ricardo de Assis, que passou pelo Sport/Fitcamp A–PE (21 a 20), na equilibrada final.
Nas partidas anteriores, o time alagoano só obteve êxito: Dynamite Basquete-PB (14 a 05) e Alphanutri–PB (12 a 11), na fase inicial; Aeroclube–RN (21 a 10), nas quartas-de-final; Sport/Fitcamp B–PE (20 a 16), na semifinal.
Campeão Sub-23
O campeão do Sub-23 masculino foi definido em 07 de junho.
A AEJC/ANSEF–PB, composta por João Gabriel Roriz, Lucas Gabriel Cardoso, Luiz Henrique da Silva e Thiago Ferreira, suplantou o anfitrião Sport/Fitcamp A–PE (21 a 14) na decisão.
Na primeira fase, a equipe paraibana venceu ambos os jogos: ASSEJUF–AL (19 a 11) e CRB/UMJ–AL (17 a 16).
Nas quartas-de-final, o representante da Paraíba passou pelo Aeroclube–RN (21 a 10).
Na semifinal, mais um resultado favorável, desta vez diante do Sport/Fitcamp B–PE (21 a 14).
Campeões na Sub-18
Na disputa do Sub-18, que abriu a competição na sexta-feira (06 de junho), os vencedores foram: AADB–PE (feminino) e ANSEF/AEJC–PB (masculino).
Para garantir a conquista da disputa feminina, a AADB, que contou com as jogadoras Maria Julia “Juju” Gondim, Jennyfer Souza, Emilly Danda e Júlia Veloso, derrotou o Nosso Clube/Vitaliza–PE (13 a 10) na grande final.
Na fase inicial, o time criado pela ex-armadora da Seleção Brasileira, Adrianinha Pinto, venceu a AADB 1–PE (08 a 05) e perdeu para o Nosso Clube/Vitaliza–PE (10 a 04).
Em seguida, na semifinal, o time pernambucano passou pelo IDESE 1–AL.
Já no naipe masculino, a ANSEF/AEJC–PB, dos atletas Gabriel Amaim, Artur Ellwanger, Pedro Sampaio e Ângelo Silva, venceu o conterrâneo Campestre–PB (15 a 12) na decisão e garantiu o título com 100% de aproveitamento.
Na primeira fase foram dois resultados positivos: Basquete Elite–RN (18 a 17) e Sport/Fitcamp A–PE (13 a 10).
Nas quartas-de-final êxito diante do Warriors–PE (16 a 10).
Já na semifinal, o time paraibano passou pelo IC Pajuçara–AL (16 a 12).
As próximas classificatórias estão agendadas para: Cuiabá–MT (22 a 24 de agosto), Manaus–AM (29 a 31 de agosto), Vila Velha–ES (31 de outubro a 02 de novembro) e São Paulo–SP (14 a 16 de novembro).
Além desta disputa no Recife–PE, duas outras já foram realizadas: Belo Horizonte–MG e Curitiba–PR.
Segundo o regulamento, cada etapa contará com 12 times.
O campeão e vice-campeão se classificam para a Etapa Final, que contará com 16 equipes, sendo que a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) terá o direito de convidar dois times para a disputa decisiva.
A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Basquete 3×3 2025 contou com gestão da MCS e patrocínio master da Reals, apoio e realização do Trio, Molten, Federação Pernambucana de Basketball (FPB), Federação Internacional de Basketball (FIBA), Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Ministério do Esporte e realização da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
Continue navegando pelo Jornal Folk e descubra conteúdos que inspiram, informam e conectam diferentes realidades.