Reconhecida pelo Brasil e por vários países, a Cia. Pia Fraus está prestes a fazer 40 anos de muita história para contar.
É por meio do Teatro de Bonecos e de uma mescla de danças, máscaras, circo e artes plásticas que a Cia. marca presença com sua linguagem poética.
Para comemorar as quatro décadas, a Pia Fraus leva ao SESC Pinheiros, nos dias 20, 21, 27 e 28 de abril, gratuitamente, a estreia Dinossauros do Brasil, um espetáculo sobre a extraordinária época em que os dinossauros brasileiros habitavam por aqui.
Tema rico e pouco explorado nos mapas brasileiros, mas que tanto as crianças, quanto os adultos admiram muito.
A peça valoriza temas com os quais a Cia. Pia Fraus muito se identifica: meio-ambiente e animais.
O espetáculo contará sobre o surgimento desses animais fascinantes da pré-história, ancestralidade que faz parte da evolução do universo e ainda possibilita um passeio pela Cultura Popular Brasileira.
“Já passamos por muitos locais do planeta, mais de 25 países e agora estamos felizes por estarmos em uma ótima fase, trazendo ao Brasil o primeiro espetáculo até o momento que aborda os dinossauros brasileiros, expressando uma grande potência artística regional”, comemora Beto Andreetta, diretor da Pia Fraus.
O espetáculo Dinossauros do Brasil
A estreia retrata os dinossauros, animais exuberantes para a humanidade, que desapareceram há cerca de 65 milhões de anos e marcaram a presença neste planeta.
Inspirado livremente no livro Novo Guia Completo dos Dinossauros do Brasil, do paleontólogo e escritor Luiz Eduardo Anelli, as cenas percorrem os caminhos por onde os dinossauros passaram: Maranhão, Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Tratando assuntos como geografia, Cultura Popular, história e pré-história, ética, além de muita música brasileira, a peça traz a harmoniosa trilha sonora de Ricardo Prado, com o Forró, Chorinho, Xaxado, músicas essas que encantam o público com as personagens dinossauros.
Alguns são representados pelo Amazonsaurus, Ubirajara jubatus, Kurupi, Saturnalia Tupiniquim, Sacissauro, entre tantos outros.
“Não pense que sua vida nada tem a ver com os dinossauros. Eles moldaram a evolução de seus ancestrais ao longo de milhões de anos, e por isso hoje você, e todos os outros mamíferos, gozam de uma vida sofisticada e diversa em todos os ecossistemas terrestres”, cita Luiz Anelli, autor do livro Novo Guia Completo dos Dinossauros do Brasil, da editora Peirópolis.
40 anos da Pia Fraus
Da diversidade de formação de seus componentes (teatro, dança, teatro de bonecos e de máscaras, circo e artes plásticas) surge a linha de trabalho da companhia: desenvolver uma linguagem que aprimore dramaticamente cada uma dessas áreas e as integre.
Nos seus 40 anos o grupo já visitou 25 países: Argentina, Uruguai, Colômbia, Chile, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Itália, Suécia, Suíça, França, Inglaterra, Escócia, Índia, Timor-Leste, Eslovênia, Holanda, Equador, Bélgica, Venezuela, Rússia, República Tcheca, Panamá e todos os estados brasileiros.
O último prêmio foi para o aporte de criação de espetáculo Zé Renato — edição 2021, execução 2022, do espetáculo Gigantes Modernistas.
Em fevereiro de 2024, a Cia. esteve na Índia participando do Ishara Internacional Puppet Theatre Festival.
[…] Hugo Cavalcante: O espetáculo Dinossauros do Brasil (que será apresentado no SESC Pinheiros, nos dias 20, 21, 27 e 28 de abril) visa atrair tanto […]