Written by 07:52 Cultura, Música, Notícias Views: 5

Yara Lapidus reimagina clássico de Bowie com Gail Ann Dorsey

A música The Man Who Sold the World se transforma em versão em árabe feita pela cantora franco-libanesa com o baixista do eterno ícone.

Foto da cantora Yara Lapidus com o baixista Gail Ann Dorsey.

A cantora franco-libanesa Yara Lapidus acaba de lançar uma reinterpretação do clássico The Man Who Sold The World, de David Bowie.

Renomeada como Elli (escute abaixo), a faixa é cantada em árabe e produzida por Gail Ann Dorsey, baixista que tocou na banda de Bowie por quase 20 anos.

A versão surgiu de uma vontade de Yara de gravar uma canção com uma mensagem de esperança, paz, e recordação da história da sua terra natal, o atormentado Oriente Médio:

“Tudo começou no avião Beirute-Londres, e no coração de uma adolescente de 14 anos, deixando para trás minha cidade bombardeada e meus amigos. Com um walkman parafusado nos ouvidos e a voz de Bowie nos fones, me encontrei em minha nova casa: Paris. Me adaptei, Paris me adotou, mas o Líbano nunca deixou de pontuar o meu trabalho”, conta a cantora.

Em dezembro de 2022, Yara conheceu Gail Ann Dorsey, que se interessou pela mensagem de esperança que ela queria transmitir.

“É realmente um momento em que precisamos de usar a música para trazer de volta algum brilho e esperança ao mundo. David ficaria muito feliz com isso”, afirmou Gail, que produziu a faixa, além de ter gravado baixo e vozes adicionais.

A versão reimaginada do clássico de Bowie também ganhou uma nova sonoridade graças aos arranjos minimalistas em que Hakim Hamadouche, que teceu a melodia com o brilho de seu mandoluth, instrumento tradicional da Argélia.

Com aprovação do patrimônio de Bowie, essa é a primeira vez que uma canção do falecido ícone do rock é gravada em árabe.

A cantora, que já gravou parcerias com Iggy Pop e Chico César, criou a versão do clássico de Bowie para seu EP Orientee, que será lançado no dia 26 de abril.

Nele, Yara foca no seu amor pelo Oriente Médio, homenageando toda a herança cultural da região.

Em seu último álbum, Back to Colors, a cantora apresentou uma coleção eclética de diferentes sonoridades e sentimentos, com canções em francês, árabe e inglês, passando pelo pop rock, bossa nova, música tradicional árabe, e muito mais.

Elli já está disponível em todas as plataformas e é um lançamento do selo ForMusic Records.

(Visited 5 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo