O óbvio precisa ser dito: pipoca e vinho harmonizam muito bem e, se você fizer essa combinação assistindo aos filmes premiados, ficará ainda melhor!
O simples bem feito pode se tornar surpreendente e isso se aplica também à harmonização de diferentes vinhos com diferentes receitas de pipocas.
É um excelente aperitivo, que além de saboroso e ter boas propriedades nutritivas, dá um match perfeito com vinhos.
Porém, antes de apertar o “play”, confira sete dicas de Thamirys Schneider, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil, e garanta uma harmonização para se deliciar, enquanto acompanha a premiação cinematográfica mais aguardada do ano.
“A sétima arte compõe o momento, deixando a combinação irresistível e envolvente, com gostinho de quero mais”, comenta a especialista em vinhos.
Pipoca tradicional
A pipoca salgada tradicional sempre terá o seu lugar, seja ela feita na panela ou no microondas, é uma opção certeira.
Para saboreá-la, escolha um espumante brut elaborado pelo método charmat.
É uma harmonização excelente, pois proporciona um excelente equilíbrio entre leveza, frescor e doçura que vai ficar perfeito com essa harmonização.
O Espumante Ballade by Miolo Brut é o vinho certo para você se deliciar com essa pipoquinha clássica!
Pipoca Amanteigada
Outra pipoca que conquista diversos paladares é a amanteigada, que tem um peso maior na boca, untuosidade e também deixa um sabor final mais salgado no paladar.
A harmonização ideal é com a uva Chardonnay, preferencialmente se tiver uma breve passagem por barrica, o que trará mais volume no paladar, além de destacar notas amanteigadas e um toque de baunilha que é um bônus a mais na harmonização.
O exemplar Quinta Las Cabras Reserva Chardonnay 2021 é uma excelente escolha para esta combinação, porque 35% do vinho passa seis meses em carvalho francês com suas borras, o que certamente agrega maior complexidade, volume e profundidade ao vinho.
Pipoca com cheddar e bacon
A pipoca com cheddar e bacon é sensacional!
É uma receita que traz o cremoso do queijo cheddar com suas notas mais amendoadas, além do sabor marcante do bacon.
Sem dúvida, uma opção avassaladora.
Opte por um vinho tinto de corpo leve à médio e com boa acidez para limpar a untuosidade do paladar e proporcionar frescor como o Marqués de Somera Garnacha 2020, um exemplar jovem, leve, muito frutado, macio no paladar e muito refrescante.
Pipoca cítrica
Para quem gosta de temperos mais cítricos e com toques levemente apimentados, a pipoca com lemon pepper é uma boa pedida.
Para harmonizá-la, escolha um vinho branco com notas cítricas e acidez vibrante para proporcionar bastante frescor.
Outra dica importante é estar atento à leve picância do tempero, logo, se o vinho trouxer um final de boca com sutil dulçor, a harmonização ficará ainda melhor.
Como sugestão, escolha o Nederburg 56 Hundred Chenin Blanc 2021, um rótulo cítrico, leve, muito frutado, com acidez vibrante e agradável frescor.
Pipoca caramelizada
A pipoca caramelizada é um clássico e não podia ficar de fora desta lista!
O açúcar caramelizado vai perfeitamente de encontro com a percepção salgada da pipoca e cria um terceiro sabor cativante.
Para esta harmonização, escolha o Porto Burmester Tawny, pois tem doçura, notas mais caramelizadas com toques de castanhas que fica perfeito tanto com a percepção doce do caramelo, quanto com a percepção mais salgada da pipoca.
Pipoca com sabor chocolate
Para os paladares mais adocicados, a pipoca de chocolate não pode faltar.
Para acompanhar, a dica é escolher um vinho tinto que tenha notas de chocolate bem perceptíveis nos aromas e sabores, e que também tenha boa percepção de açúcar na boca para, assim, fazer uma harmonização por similaridade, ou seja, que o vinho acompanhe a doçura do prato.
O Apothic Red 2020 é uma boa opção, é equilibrado e com açúcar residual bem integrado à estrutura do vinho, deixando o paladar macio, uma escolha certa para essa harmonização sedutora.
Pipoca com leite em pó especial
Uma alternativa agradável para os paladares mais adocicados é a pipoca de leite em pó com chocolate branco.
Opte por vinhos brancos mais doces que tenham também uma boa acidez para equilibrar a harmonização, limpar o paladar e proporcionar frescor.
Como o leite em pó e chocolate branco aguçam a percepção da doçura, é preciso escolher um vinho tão doce quanto para que a doçura do prato não atropele o vinho, por isso o Espumante Dadá de Finca Las Moras n.º 7 White Sweet será o par perfeito!
_____________________________________________________________________________
Escolha o filme da noite, prepare a pipoca que mais te agradou e pegue sua taça de vinho favorita e siga as orientações acima para vivenciar tamanha maravilhosidade.
Bom filme!