Ciente de sua responsabilidade em promover a transformação social, a multinacional finlandesa Valmet apoia diversos projetos nas áreas ambiental, social e educacional.
Por meio do Programa de Responsabilidade Social, a empresa líder no desenvolvimento de soluções para os mercados de papel, celulose e energia busca contribuir para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente local e global, concentrando seus esforços em três temas que promovem a ciência, a natureza e a igualdade de oportunidades: Oportunidades iguais para o bem-estar, Rumo ao futuro com a ciência e Protegendo o planeta para as próximas gerações.
Sua mais recente iniciativa é o apoio ao Circuito Inclusão Solidária, um projeto mineiro sem fins lucrativos que conta com o apoio de diversos parceiros da iniciativa pública e privada, assim como voluntários.
A ação, apoiada pela rede Gerando Falcões que atua há 11 anos em periferias e favelas fomentando a qualificação profissional e proporcionando experiências por meio da cultura, do esporte e da qualificação profissional, incentiva e promove opções de lazer e atividades recreativas inclusivas para pessoas com deficiência e seus familiares, ampliando o acesso ao lazer, cultura, esporte e desenvolvimento social.
Fundado em 2017 em Contagem (MG), o projeto é viabilizado por meio de doações de pessoas físicas, parcerias, patrocínios e permutas com empresas que acreditam e apoiam a causa da inclusão social.
“O suporte da Valmet é fundamental para somarmos esforços e ampliarmos cada vez mais esse projeto. Com o programa de apadrinhamento será possível aumentar nossa capacidade de atendimento, promover novos eventos e adaptar brinquedos e aparelhos eletrônicos, criando novas oportunidades de acessibilidade e inclusão”, explica a presidente da ONG, Debora Batista.
Frentes de atuação da ONG Circuito Inclusão e reconhecimento da ONU
Considerada a primeira organização acelerada e unidade referência da Gerando Falcões na inclusão de pessoas com deficiência, a instituição mineira faz parte de um ecossistema de desenvolvimento social e possui um plano de expansão para formação de líderes sociais em todo o Brasil.
Com a ajuda da Gerando Falcões, a Circuito Inclusão promove diversos eventos mensais para angariar fundos e aumentar a conscientização sobre a causa.
Dentre as principais iniciativas estão o Circuito nas Escolas, uma parceria com a Secretaria de Educação de Contagem/MG que realiza rodas de conversas com os alunos para tratar de temas como diversidade, empatia e educação física inclusiva; a Colônia de Férias, que oferece uma série de atividades inclusivas para pessoas com deficiência, como balé, música ao vivo, brinquedos infláveis e brinquedos inclusivos; a Corrida do Circuito Inclusão, que promove pequenas maratonas nas ruas; o Futebol Inclusivo, realizado por times de cadeirantes robotizados; e o Piquenique Inclusivo, que proporciona momentos de lazer, inclusão e fortalecimento dos vínculos familiares para pessoas com deficiência e suas famílias.
Além disso, a ONG atende diariamente 120 pessoas, totalizando 960 por semana, fornecendo alimentos, orientações e acompanhamento socioemocional.
“Nós também desenvolvemos o programa Eu Lidero, apoiado pela Fundação Oliveira Foundation e John Maxwell Leadership Foundation, que treina habilidades das crianças para se tornarem líderes saudáveis no futuro. Somos pioneiros desse projeto no país e pretendemos expandir e motivar jovens a se tornarem líderes de si. Outra iniciativa interessante é o Programa Jovem Falcão, que treina os jovens para o mercado de trabalho”, complementa Débora.
Cabe destacar que, além das pessoas com deficiência, a ONG amplia o atendimento para todos os familiares, amigos e pessoas próximas, preparando indivíduos responsáveis socialmente e atentos à inclusão social.
“Habilitamos a intencionalidade e disponibilidade na sociedade, para que eles tenham ferramentas e consigam criar estratégias eficazes para, assim, verdadeiramente promover a inclusão social”.
Para captação de recursos, a instituição promove bazares de doações de roupas, sapatos e itens de decoração, além de ter construído um EcoPonto para doação de óleo de cozinha e outro espaço destinado à reciclagem de papéis, plástico, garrafas PET, lacres, entre outros materiais.
Em 2022, o Circuito Inclusão recebeu o Prêmio ONU Mulheres – Uma Vitória Leva à Outra pelo seu trabalho de impacto coletivo e conscientização de meninas e mulheres para o esporte.
“Nossa proposta é criar uma consciência coletiva e expandida que rompa o ciclo de violência e pobreza vivenciado por essas mulheres. Com isso, adotamos o esporte para enfrentar desafios grandes e complexos diariamente”, explica a presidente.
Programa de Responsabilidade Social da Valmet
A Agenda Sustentabilidade 360º da Valmet abrange aspectos ambientais, sociais e de governança como parte integrante de sua estratégia.
“Nos esforçamos para sermos cidadãos responsáveis e entendemos que é importante agir localmente e criar um impacto positivo nas regiões onde operamos. Com base nesse objetivo, realizamos ações em diferentes setores e apoiamos programas locais”, afirma a gerente de Marketing e Comunicação da Valmet na América do Sul, Fernanda Yanaze Maia.
Como parte da pauta, a Valmet possui um Programa de Responsabilidade Social que visa contribuir para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente local e global.
Atualmente, o programa atua em âmbito global na América do Norte, América do Sul, Europa, Oriente Médio, África, China e Ásia-Pacífico, dedicando anualmente 150.000 € para diversos projetos.
Quem se interessar e puder ajudar à ONG Circuito Inclusão Solidária basta acessar o seu site, clicar na aba Como ajudar e verificar os diferentes formatos de apoio disponíveis.