Written by 11:00 Cultura, Literatura, Música, Notícias, Política Views: 5

Theatro Municipal sedia semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura em São Paulo

Evento gratuito acontece até 14 de abril nos formatos presencial e online para despertar, desenvolver e estimular o interesse de crianças, jovens e adultos

A 12.ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura de São Paulo deste ano já tem data marcada, de 10 a 14 de abril, com abertura no Theatro Municipal, no dia 10, às 13h.

Com o tema central Igualdade e respeito às diferenças, o evento gratuito, já é tradicional na cidade paulistana e terá atrações nos formatos presencial e online.

A pré-abertura, o Esquenta!, será no dia 8 de abril, na região Noroeste, no Parque Gran Reserva, das 14h às 18h, com apresentações musicais, contação de histórias, teatro, poemas musicais, palhaço Zig Zag, pintura de rosto, pipoca e algodão-doce.

Uma série de atividades está sendo programada para a Semana, criada a partir da Lei n.º 14.999/09, de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel (PSB).

O evento faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo, realizado pelo gabinete do vereador em parceria com as secretarias municipais de Educação, de Cultura e da Pessoa com Deficiência.

A Semana, com a proposta de despertar, desenvolver e estimular a prática do estudo e da leitura em crianças, jovens e adultos, incluirá ainda ações de entidades, organizações sociais, empresas e qualquer instituição interessada em realizar programações independentes integrando o projeto.

“A ideia é justamente difundir a Lei da Semana de Leitura para que ela possa ser replicada cada vez mais. O maior mérito desse projeto é que ele é inclusivo e oferece aos moradores oportunidades e experiências de estudo, de cultura e de leitura, muitas vezes subtraídos em razão das dificuldades econômicas e sociais”, afirma o vereador.

Ele lembra que, segundo o Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê, em média, 2,4 livros por ano, enquanto pesquisas internacionais apontam que os franceses leem 21 livros por ano e os canadenses leem 12.

As atividades da Semana de Estudo e Leitura acontecerão em escolas, bibliotecas, parques, unidades do SESC, Unibes, Museu da Língua Portuguesa, Centro Cultural São Paulo, aldeia indígena, orfanato e asilo, entre outros locais, de 10 a 14 de abril.

A programação terá contação de histórias, visitas monitoradas, apresentação de filmes, saraus, distribuição de livros.

Também haverá a programação online, como lives com escritores, musicais, filmes, contação de histórias e muito mais.

Entre as atrações já estão confirmadas a participação d’A Turma da Mônica e uma breve saudação do Maurício de Sousa em vídeo, apresentação de balé e musical de escolas municipais, do Coral Banda de Garagem (professores da rede pública de Campo Limpo), Quarteto de Cordas do Instituto Bacarelli, Coral de Indígenas, palestra musical Africanidade e apresentação do Grupo Crianceiras.

Em razão da pandemia, a edição de 2020 não aconteceu e a de 2021 precisou ser totalmente online.

“De início ficamos receosos em fazer um evento deste tamanho online, mas acabou sendo muito positivo ampliar o público, pois fez com que a Semana de Leitura chegasse a um número muito maior de participantes”, afirma Eliseu Gabriel.

O evento acontece com transmissão pelo Facebook, Instagram e YouTube no canal Estudo e Leitura.

Importantes nomes da literatura já passaram pelas edições da Semana, como os autores, Ignácio de Loyola Brandão, Pedro Bandeira, Ilan Brenman, José Roberto Torero, os influenciadores em Educação Lucas Felpi (nota mil na redação do Enem), Debora Alladin, o jornalista Ricardo Viveiros e Arthur Barros, reconhecido pelo RankBrasil como o mais jovem autor autista do país.

Na abertura do evento, no Theatro Municipal, o público esperado é de 1,4 mil pessoas, 1,2 mil alunos da rede pública de ensino, além de professores e bibliotecários.

“Muitos deles nunca entraram em um teatro”, comenta o vereador. Foram convidados para a abertura o prefeito Ricardo Nunes, os secretários municipais Fernando Padula (Educação), Aline Torres (Cultura) e Silvia Grecco (Pessoa com Deficiência).

(Visited 5 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo