Written by 10:35 Matérias do Folk, Tecnologia, natureza, educação e economia Views: 5

Terra atingirá maior distância do Sol em julho

No dia 3, às 16h55, ocorre o afélio de 2025, fenômeno anual que marca o ponto mais distante entre Terra e Sol, sem relação com o Solstício de Inverno.

Imagem ilustrativa do sistema solar com foco no Sol e no planeta Terra.

Crédito da foto principal: Sebikus/Getty Images.

Na tarde de 3 de julho de 2025, especificamente às 16 horas e 55 minutos (horário de Brasília), os terráqueos estarão posicionados na maior distância possível entre o centro da Terra e o centro do Sol.

Trata-se de um fenômeno astronômico conhecido como afélio.

Esse evento ocorre uma única vez por ano e se repete anualmente, porém em datas e horários diferentes.

No entanto, não se engane: se considerarmos o período compreendido entre os anos 2000 e 2100, a data do afélio costuma variar entre 3 e 7 de julho.

Outro ponto importantíssimo a ser destacado é que esse máximo afastamento entre a Terra e o Sol não tem nenhuma correlação com o solstício de inverno.

Neste ano, por exemplo, o primeiro dia do inverno ocorreu em 20 de junho de 2025, provando serem eventos astronômicos completamente distintos, cada um regido por suas próprias mecânicas celestes.

De qualquer forma, aproveite o dia em que estaremos mais afastados da nossa estrela, o Sol, e boa viagem a bordo da nossa incrível espaçonave chamada Terra.

Se você quiser entender mais sobre esses eventos, basta conferir as lives do Urânia Planetário, todas as terças-feiras, às 19h30, no canal do YouTube.

Bons céus!

Continue navegando pelo Jornal Folk e descubra conteúdos que inspiram, informam e conectam diferentes realidades.

(Visited 5 times, 1 visits today)
Close