O artista plástico Santiago Ribeiro lançará sua primeira exposição itinerante, Há um ponto de luz na imensidão, em 5 de agosto de 2024, na Prefeitura de Votorantim.
A mostra inclui maquetes detalhadas dos prédios históricos da Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema, localizada no município de Araçoiaba da Serra.
A mostra já foi vista por milhares de pessoas em Sorocaba em 2019 e agora, com recursos do ProAC (edital 2023), percorrerá cidades do Estado nos próximos meses, começando por Votorantim, com o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura da cidade.
As obras expostas incluem réplicas do Centro de Memória de Ipanema, do Cemitério Protestante, da Casa da Guarda e dos Altos Fornos de Mursa e Varnhagen:
“É um gatilho da história e da memória”, comenta Ribeiro.
O destaque desta exposição é a Casa das Armas Brancas, a maior réplica do acervo, medindo 1,15 × 1,10.
“O local produzia pregos, arames, baionetas, canhões, granadas e outras peças de artilharia usados na Guerra do Paraguai”, explica Santiago, mas completa que “historiadores divergem sobre a real data de construção desse casarão. Afirmam que fora erguido bem depois da Guerra do Paraguai (1860 – 1865) entre os anos de 1890 e 1895”.
Os materiais usados para a confecção das maquetes são variados.
“Utilizei muito papelão, isopor, argamassa e papel”, conta Santiago, que tem um auxiliar, o artista Edneu Abud, que o ajudou em medições para miniaturizar madeiramento, janelas e portas, além de recriar os detalhes impecáveis das obras.
A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 16h.
Abertura oficial
O artista plástico Santiago Ribeiro, juntamente com o historiador José Rubens Incao e toda a equipe envolvida no projeto, farão uma abertura em forma de bate-papo no dia 7 de agosto, às 14h, na rua Sorocaba, 578 — Vila Dominguinho.
O evento é aberto ao público.