O Paulistano/IFC-SP sagrou-se campeão da primeira Seletiva do Road To Challenger 2025 ao derrotar o EC Bahia-BA, com emoção, neste domingo (04 de maio), por 21 a 19, no Minas Shopping, em Belo Horizonte–MG.
A disputa, que contou inicialmente com 30 equipes, atingiu plenamente os objetivos.
“Ficamos muito satisfeitos com o resultado do projeto. Conseguimos oferecer a melhor estrutura e organização para a elite do 3×3 nacional. Como primeiro evento preparatório ao Challenger as metas foram plenamente alcançadas”, comentou o gestor Maurício Santos, CEO da MCS.
O time composto por André Ferros, Gianluca Campaner, Rafael Moreira e Matheus Parcial realizou uma campanha com seis vitórias.
O Paulistano/IFC-SP concluiu a fase inicial da liderança do Grupo B, vencendo os três jogos disputados: COTP SP Indeces-SP (21 a 13), Atitude FX-SP (21 a 15) e Our Team Joinville–SC (16 a 15).
Depois, nas quartas-de-final, passou pelo Botafogo FR-RJ (15 a 13) e, na semifinal, derrotou o Way/Maracaí 3×3-SP (21 a 15).
“É uma sensação indescritível, esse campeonato era muito importante para provarmos a nós mesmos o que podemos fazer. E que em todos os campeonatos vamos dar raça e sangue para ganhar. Com relação ao MVP, fico muito feliz pelo reconhecimento do meu trabalho, mas nada disso seria possível sem a ajuda dos meus companheiros, então agradeço muito a eles e à confiança que depositaram em mim”, analisou Campaner, eleito o Jogador Mais Valioso (MVP) desta primeira seletiva.
O EC Bahia, formado por André Augusto dos Santos, Gabriel Silva, Gabriel Ribeiro e Nathan Ribeiro, ganhou cinco partidas, tendo sido superado apenas na decisão.
O técnico Juninho Mariano fez uma análise positiva do desempenho da equipe baiana.
“Acredito que alcançamos o objetivo pré-estabelecido, que era jogar em alto nível e estar competitivo com as grandes equipes do Brasil. Fazer a final e fazer um grande jogo, que foi decidido nos últimos segundos, realmente mostra que estamos no caminho certo. Temos bastante chão até a Seletiva Final, então, vamos continuar trabalhando para ficar entre os 12 e ter oportunidade de disputar a etapa decisiva”, analisou Mariano.
Já na definição do terceiro lugar, o Praia Clube-MG, dos jogadores Breno Tosini, Eliel Maldonado, Jonatas Mello e William Weihermann, passou pelo Way/Maracaí 3×3-SP (21 a 14) e garantiu um lugar no pódio.
O time de Uberlândia também realizou uma campanha de cinco vitórias e uma derrota, ocorrida na semifinal diante do EC Bahia.
“Não foi o resultado que buscávamos, porém, foi o resultado que merecemos. Devido a algumas lesões que perseguiram o nosso time nesse semestre, ainda estamos carentes de conseguir manter constância de treinamentos com o grupo todo envolvido. Isso acabou nos atrapalhando na metade final da semifinal. Agora, com todos saudáveis, vamos trabalhar para voltar à plena forma do nosso time”, comentou William Weihermann, atleta da equipe de Uberlândia.
A Seletiva Road To Challenger 2025 vai apontar os três representantes brasileiros na etapa de Brasília do Challenger FIBA 3×3 2025, que acontece entre os dias 12 e 14 de setembro, na capital federal.
Além dessa primeira etapa, mais três seletivas espalhadas pelo Brasil serão realizadas para definir os classificados.
A segunda está agendada para os dias 24 a 25 de maio (sábado e domingo), no Aurora Shopping, em Londrina–PR.
A Seletiva Road To Challenger 2025 tem gestão da MCS e conta com o patrocínio master da Reals, apoio e realização Trio, Molten, Minas Shopping, Federação Internacional de Basketball (FIBA), Governo do Estado de Minas Gerais, Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Ministério do Esporte e realização da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).