A organização internacional médico-humanitária, Médicos Sem Fronteiras (MSF), está promovendo um jantar beneficente com leilão silencioso para arrecadar recursos, que serão utilizados em projetos de cuidados de saúde e de resposta a emergências em mais de 70 países onde atua.
O evento, que terá ingressos limitados, acontece no dia 16 de abril, em São Paulo, com apoio de parceiros da organização, como o tradicional restaurante Rodeio, que sediará esta primeira edição.
Além de degustar o cardápio da churrascaria premium a la carte, os participantes do jantar ainda poderão dar lances para adquirir peças exclusivas do movimento Art Of Love, cedidos pela Artery Global.
As esculturas em formato de coração, feitas por artistas de diferentes origens, estarão expostas durante o evento e receberão lances dos presentes por meio de um leilão silencioso, que será realizado pela plataforma ESolidar.
Durante o evento, vários profissionais de MSF estarão à disposição do público para conversar sobre a organização e sobre suas experiências de trabalho.
Entre eles, Raquel Soeiro, diretora interina da Unidade Médica Brasileira.
A médica fará uma pequena apresentação para iniciar o bate-papo, criando um espaço rico para a troca de informações.
O jantar é uma oportunidade para quem quer saber mais sobre as atividades de MSF em um ambiente que une arte e experiência gastronômica em uma única proposta.
Os ingressos, disponíveis na plataforma apoiadora Sympla, para o jantar dão direito à entrada, prato principal, sobremesa, algumas bebidas do cardápio e café.
Todos os itens serão disponibilizados por parceiros do evento.
Os interessados podem adquirir um lugar ou mesas de 4 a 6 lugares e todos os valores arrecadados têm o caráter de doação para MSF.
Projetos de MSF no Brasil
Em resposta à crise Yanomami, a organização está oferecendo suporte na assistência médica a pacientes indígenas da Terra Indígena Yanomami (TIY) e na Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) em Roraima.
Desde abril de 2023, equipes de Médicos Sem Fronteiras também estão em Portel, na região da Ilha do Marajó (PA), para levar cuidados de saúde à população, em especial nas zonas mais remotas.
A organização colabora com a Secretaria Municipal de Saúde local para ampliar o acesso à saúde primária, saúde mental e saúde sexual e reprodutiva.
Também é um objetivo de MSF apoiar a melhoria do fluxo de atendimento a sobreviventes de violência sexual.