Durante o congresso Brascrs 2023, Dr. Kevin Muller, professor de oftalmologia da Universidade da Califórnia, realizará procedimentos de implantação de íris artificial.
A cirurgia consiste no implante de uma lente que interage com o olho natural para tratar a aniridia total ou parcial, condição que ocasiona perda de visão, fotofobia e perda de profundidade focal.
O procedimento, realizado no Hospital dos Olhos em São Paulo e transmitido ao vivo para os participantes do congresso, visa ajudar o paciente a recuperar a visão, sendo um dos quadros mais desafiadores para profissionais de oftalmologia.
Casos de aniridia podem ser congênitos ou apresentarem sintomas ao longo da vida por conta de traumas, ou doenças adquiridas.
O procedimento conta com lentes da Advance Vision, sendo clinicamente eficaz, reduz a sensibilidade à luz, fenômenos fóticos e aumenta a sensibilidade ao contraste.
Para o presidente da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa, Dr. Durval Moraes, a exibição de casos desafiadores durante o Brascrs enriquece o trabalho desenvolvido no território nacional.
“Ao acompanhar os casos desafiadores, os cirurgiões e congressistas se preparam para casos não usuais e se atualizam da área oftalmológica já que contaremos com várias cirurgias, ou seja, será um momento dinâmico e inovador para toda a classe médica”, comenta.
Outros casos de cirurgias desafiadoras serão realizados nos três maiores centros cirúrgicos de São Paulo por outros nomes importantes da medicina no Brasil e no exterior, como catarata madura e branca, troca de LIO, fixação de LIO com alça em loop, entre outros.
Além disso, todos terão transmissão ao vivo para os participantes do congresso, exibindo a inovação tecnológica do setor.