Crédito: Reprodução da internet
Nos dias 13, 14, 20 e 21/7, das 14h às 16h, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a Poiesis e a Oficinas Culturais realizarão uma oficina online via Plataforma Zoom que será ministrada pela fotógrafa e arte-educadora Mari Ser.
Com o número máximo de 30 vagas, a oficina Poesia visual com colagem – Composição e produção artesanal tem a intenção de utilizar a poesia concreta, sonora e cinética como base para produzir as diversas formas de composição de imagem.
A partir de poetas como Augusto de Campos, Décio Pignatari, Alice Ruiz, Paulo Leminski e Arnaldo Antunes a oficina pretende instigar a criatividade dos participantes com exercícios de observação, audição, leitura e construção de imagens.
Para a realização da oficina, os interessados em composição de imagens com colagem manual e poesia concreta deverão ter entre os materiais necessários um pincel (chato, n.º 16); cola branca; tesoura sem ponta; lápis preto; lápis colorido; borracha; tinta aquarela, bloco de desenho branco 180g de tamanho A3 (ou sulfite); panos; copos descartáveis 50ml (cola e água); revistas e jornais.
Mari Ser possui bacharelado em Fotografia pela Universidade SENAC São Paulo e extensão em História da Arte do Continente Africano pela UFRB.
Ela desenvolve um trabalho artístico com diversas técnicas dentro das artes visuais: fotografa e filma espetáculos teatrais, produz murais de lambe-lambe, mixed midias.
Tem um estúdio fotográfico em São Paulo e já expôs suas fotografias em locais como o SESC Vila Mariana, SESC Santo André, Pinacoteca de São Caetano do Sul e Centro Cultural Grajaú.
Fora do Brasil expôs em Lisboa e Porto (Portugal), Salamanca, Madrid, Barcelona (Espanha).
Atualmente seu trabalho pode ser visto no Memorial da Resistência e no Museu da Cidade de São Paulo.
Já a Oficinas Culturais – Formação para o Interior é um Programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que atua na formação e na vivência da população no campo da cultura.
O programa é administrado pela Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, e pretende aproximar pessoas de diferentes camadas sociais, faixas etárias e com diferentes repertórios, promovendo um importante espaço simbólico de trocas de conhecimentos e experiências artísticas.
A programação no Interior, Litoral e Região Metropolitana de São Paulo é realizada em parceria com as prefeituras de cada município, para público interessado a partir de 16 anos.