Written by 07:29 Cultura, Entretenimento e Esporte, Notícias Views: 15

Livro narra aventura inclusiva pelo abecedário

Escrito em letra ampliada, braile e Libras, As letras de Alice dialoga com crianças sobre pluralidade social e união familiar.

Crédito: Divulgação/Elias Sperandio

“A” de Alice, de afeto e também de alfabetização.

Em uma brincadeira com as letras unida ao universo lúdico, o escritor Elias Sperandio espera deixar o processo de aprendizagem mais divertido e acessível, para crianças com e sem deficiência visual ou auditiva.

Inclusivo, o lançamento infantil As letras de Alice imprime o abecedário em três formatos: com fonte ampliada, em braile e Libras (Língua Brasileira de Sinais), um QR Code direciona para a história contada em sinais.

No enredo, a jovem Alice e o irmão Kauê se divertem na casa da avó Dora, juntos de tios em um café da tarde com toda a família.

Em meio às aventuras de pirata e sapateado no chão da sala, a protagonista leva mensagens sobre representatividade e valorização da cultura negra, ao apresentar nomes importantes da história brasileira, como a poetisa Carolina Maria de Jesus e o jornalista abolicionista Luiz Gama.

“Ela escreve na
Folha colorida
Grandes
Histórias de heróis”

As letras de Alice, p. 7.

Especialista em produção, adaptação e transcrição de livros em braile, Elias Sperandio traz uma alternativa aos materiais paradidáticos, ao proporcionar uma experiência literária com histórias, personagens e ritmo na narração.

“Os leitores em fase de alfabetização precisam do lado imaginativo nesse processo de aprendizagem. Por isso, crianças com deficiências visuais ou auditivas precisam desfrutar de uma literatura inclusiva, pensada e feita para que suas limitações não as impeçam de adquirir a linguagem”, explica.

Publicado com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o livro terá 700 exemplares distribuídos gratuitamente em escolas públicas.

Para receber a obra nas instituições de ensino, educadores devem preencher um cadastro em formulário online.

(Visited 15 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo