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Livro investiga morte do Rei Dom Sebastião

Em pesquisa inédita, o historiador André Belo reconstrói fatos que comprovam a morte do rei português e demonstra usos políticos desses boatos.

Dom Sebastião não vai voltar.

O mito que acompanha os últimos quatro séculos da história de Portugal é refutado em pesquisa minuciosa de André Belo, apresentada no livro Morte e ficção do rei dom Sebastião, lançamento de novembro da Tinta-da-China Brasil.

Tudo começou em 1578, quando o jovem rei dom Sebastião partiu com cerca de 17 mil homens para uma guerra em Alcácer Quibir, norte da África, e de lá não voltou.

O país não só foi derrotado na batalha, como passou a sofrer uma crise de sucessão da Coroa.

Nesse momento surgiram rumores de que dom Sebastião não teria sido encontrado morto, e por isso poderia voltar.

Nascia então o mito de que o monarca retornaria, para a glória de seu país.

Se até na Copa do Mundo de 2022, com a derrota de Portugal para Marrocos nas quartas de final, esse acontecimento histórico voltou aos holofotes da imprensa, é porque o sebastianismo é um dos principais temas do nacionalismo português, que já inspirou poemas e textos de Fernando Pessoa e reverberou em outros países lusófonos, por exemplo, em ideias messiânicas brasileiras.

Em um ensaio que se deixa ler como história de detetive, André Belo vem ser o estraga-prazeres para quem gosta de boatos, rumores e fake news.

Seu estudo se debruça sobre os fatos que comprovam a morte do rei, em 1578, e as cerimônias fúnebres que se seguiram, numa autópsia desse importante acontecimento da história portuguesa.

André Belo em lançamento de Morte e Ficção do rei dom Sebastião, editora Tinta-da-China Brasil. Crédito: Melissa Vieira/Divulgação

Mesmo sem haver dúvidas sobre tais rituais de oficialização, o historiador reconhece a força do mito e dos boatos e se lança em uma investigação que, além de minuciosa, permite entender as entranhas da Europa de fins do século XVI.

Belo recupera documentos de diferentes arquivos de Portugal, Espanha, França e Itália para reconstituir o mais célebre caso de impostura em torno do sebastianismo: a alegação de um italiano da Calábria de que seria ele próprio o rei.

O falsário contou com apoio de partidários, inúmeras viagens e intensas trocas de cartas e negociações entre Estados.

Como afirma o historiador francês Roger Chartier na orelha da edição brasileira de Morte e ficção do rei dom Sebastião, “ao desmontar com engenho as dissimulações e ingenuidades do impostor, os motivos de suas confissões ou obsessões, as convicções, mas também as hesitações de partidários do falso dom Sebastião, André Belo sublinha o papel decisivo das poderosas máquinas de convencimento na construção das identidades nacionais”.

Crise na Coroa portuguesa

Como indica o próprio título, o estudo de André Belo se divide em dois momentos distintos.

De início, o historiador busca recolher os detalhes sobre a morte e o sepultamento de dom Sebastião.

Já aqui se destaca seu interesse pela história da cultura e da comunicação, em que a mecânica da circulação de notícias e os interesses associados a esse fluxo são pontos de atenção do autor.

No trecho dedicado à morte do rei, Belo recupera aquilo que os contemporâneos sabiam e podiam saber a respeito da batalha, atentando-se para o contexto político que facilitava a adesão aos rumores.

Morto aos 24 anos, o rei não era casado e não deixou descendente, logo, seu falecimento resultou em uma crise de sucessão da Coroa portuguesa.

Após o trono ter sido assumido pelo tio-avô, o cardeal dom Henrique, o familiar mais próximo na linha sucessória era o rei Filipe II da Espanha.

Disso resultou a União Ibérica (1580 – 1640), durante a qual Portugal perdeu sua soberania para aquele país.

O retorno mítico de dom Sebastião se reafirma diante da dificuldade em assimilar tal situação, com a esperança de que também o trono retorne para os próprios portugueses.

Fake news

Até hoje, renomados historiadores negam que o corpo de dom Sebastião tenha sido encontrado e esteja sepultado em Lisboa, no Mosteiro dos Jerónimos.

A própria lápide do monarca gosta de sugerir a dúvida: em latim, o epitáfio começa dizendo:

“Este túmulo encerra, se é verdadeira a fama, Sebastião”.

Mas não há fundamento para isso, diz André Belo.

Os relatos da contenda, escritos por diferentes testemunhas oculares, dão conta de um reconhecimento formal do corpo morto do rei pelos fidalgos portugueses cativos, oficializado por um juiz, também ele português.

E estão documentadas as transferências dos restos mortais realizadas até seu destino, em 1582, conta o autor, uma peregrinação atravessou o sul do reino por terra, até chegar a Lisboa, com a clara intenção de exibir o caixão e assim desmentir rumores.

Num paralelo com os tempos atuais, poderíamos perguntar se o boato do retorno de dom Sebastião é uma espécie de fake news.

Belo tem cautela ao usar a expressão, mas admite uma relação:

“É uma situação que mostra como operam os rumores e as falsas notícias. Aliás, eles estão presentes em toda a história da humanidade. São tão antigos quanto à transmissão de informação.”.

No título de seu livro, a palavra usada para sintetizar o restante da obra, dedicado a mais célebre impostura em torno de dom Sebastião, é “ficção”.

Mas ele avisa:

“A palavra é para ser entendida no seu sentido antigo de fingimento, de dissimulação (do latim fictio). A ficção sobre a qual vais ler não é, pois, de literatura, mas de impostura.”.

“O calabrês”

O mais longo e importante dos episódios de impostura política do rei dom Sebastião durou cinco anos e teve uma repercussão internacional significativa.

Ela girou em torno de Marco Tullio Catizone, conhecido como “o calabrês” por ser oriundo de uma aldeia da Calábria, no sudoeste da Itália.

O homem teria sido interrogado 27 vezes, passou mais de dois anos numa prisão em Veneza e por fim foi executado, em 23 de setembro de 1603, antes da forca e do esquartejamento, teve cortada sua mão direita, com que assinou em nome de dom Sebastião.

A cabeça e a mão foram expostas em locais públicos.

Catizone não falava português, não se parecia fisicamente com o rei e não tinha lembranças de sua suposta vida anterior em Portugal.

Ainda assim, escreve Belo, “várias razões, articuladas entre si, podem explicar a duração e o impacto de um episódio que, visto do presente, parece ter tão pouco fundamento.”.

O historiador enumera alguns desses motivos, como a persistência de um forte sentimento político comunitário português, com uma marcada expressão anticastelhana.

Também houve utilização política da impostura, aspecto no qual Belo se debruça, narrando a história de um grupo de portugueses exilados e de rivais do rei da Espanha, que buscavam enfraquecê-lo.

Novo brasão

O autor também chama atenção para uma necessidade constante de se refazer o fio da história, buscando novos testemunhos de confirmação ou negação da identidade do suposto rei.

E o próprio Catizone atuava para imprimir cada vez mais consistência à sua impostura.

Belo recuperou documentos tais como uma elegia contra a injustiça da prisão, escrita pelo falsário em um italiano literário.

Há também uma carta ao papa, que nunca foi entregue, e até mesmo um novo brasão da Coroa portuguesa foi criado, com elementos que permitem traçar um paralelo entre o sofrimento do cativo e a Paixão de Cristo.

Catizone teve um papel ativo ao se fantasiar de rei.

“Antes e depois da detenção, ele procurou adequar a sua imagem física àquilo que se dizia sobre a aparência de dom Sebastião”, escreve Belo, “e também adquirir informação (aprendizagem da língua portuguesa e de acontecimentos históricos) que lhe permitisse ser credível no ponto delicado da memória. Desde o início, o impostor, sozinho ou acompanhado, tomou iniciativas, criou uma versão do seu passado, tentou convencer por meio de certa cultura literária, contrafez a assinatura do rei, forjou textos e imagens.”.

O calabrês, como já se disse, não atuava sozinho.

Teve um papel fundamental o frade João de Castro, que ficou conhecido como o “São Paulo da religião sebastianista”.

Considerado “pai fundador” do sebastianismo, ele integrava um grupo de seguidores de dom António; trata-se de um príncipe português que se autoproclamou rei em 1580, durante a crise de sucessão portuguesa, e liderou a resistência militar contra a candidatura do espanhol Filipe II ao trono.

Derrotado militarmente pelos castelhanos, dom António teve de fugir do reino, acompanhado pelos seus mais próximos seguidores.

No exílio, participou sem sucesso de iniciativas apoiadas por franceses e ingleses para atacar Portugal.

Autor do livro Discurso da vida do sempre bem vindo, et apparecido rey dom Sebastiam nosso senhor, João de Castro foi um dos grandes incentivadores e condutores do episódio messiânico em torno de Catizone, como uma última expressão desse grupo de exilados, os antonianos.

Também é nesse contexto, explica Belo, que se inicia a refutação da versão oficial sobre a morte do rei, um trabalho feito essencialmente por João de Castro e pelo padre dominicano José Teixeira.

Messianismo

O sebastianismo foi reapropriado por interesses políticos e sociais diversos em diferentes épocas históricas, explica Belo.

Nascido ainda no século XVI, esse misto de rumor, lenda e memória identitária se renovou, segundo moldes nacionalistas modernos, entre o final do século XIX e a primeira metade do XX.

“Louco, sim, louco porque quis grandeza”começa Fernando Pessoa no conhecido poema de Mensagem que louva a memória mítica do monarca.

Trata-se de apenas um exemplo da presença desse mito no imaginário português.

“Estamos perante uma memória não cumulativa, que exigiu a cada geração que se confrontasse com a demonstração de uma morte, ou que não se confrontasse com ela, permitindo a erupção regular de ‘lapsos’ sebastianistas”, escreve Belo.

O messianismo que reveste a história de dom Sebastião se espraiou para o Brasil e inspirou a cultura brasileira, em acontecimentos históricos, na cultura e na arte.

Em Pernambuco se tem notícias de duas irrupções sebastianistas no período da Regência, em Bonito, em 1819, e depois em 1838, em Pedra Bonita (hoje Pedra do Reino).

Esse último caso se tornou famoso e inspirou duas obras literárias: Pedra Bonita (1938), de José Lins do Rego, e Romance d’A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta (1971), de Ariano Suassuna.

O mesmo mito inspirou, no final do século XIX, Antônio Conselheiro a ser o líder popular da Guerra de Canudos, na Bahia.

Na cultura, o filósofo português Agostinho da Silva (1904 – 94), exilado no Brasil durante a ditadura de Salazar, formulou na década de 1950 um neossebastianismo que colocava o Brasil, com sua diversidade étnica e o seu tamanho continental, como o país que lideraria os povos lusófonos.

Suas ideias influenciaram nomes como o cineasta Glauber Rocha e tropicalistas como Caetano Veloso e Jorge Mautner, como propõe Claudio Leal na Revista Quatro Cinco Um.

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