Written by 07:36 Cultura, Literatura, Notícias Views: 35

Livro aponta a filosofia como caminho para resolver dilemas contemporâneos

A Filosofia Resolve, livro de Margot Cardoso não apenas apresenta um panorama da filosofia desde a antiguidade, mas também incentiva o aproveitamento desses ensinamentos para lidar com nossas próprias complexidades e inquietações.

Na busca por sentido em meio ao bombardeio de informações e à confusão do mundo moderno, o conhecimento filosófico surge como um farol a guiar reflexões sobre verdade, justiça e normalidade.

É com essa crença que Margot Cardoso, mestra em Filosofia e pós-graduada em Ética, publica o livro A Filosofia Resolve, pela editora Almedina Brasil, no selo Edições 70.

A obra conduz os leitores pelas ideias de figuras icônicas como Platão, Sêneca, Nietzsche, Zenão de Cítio, Espinosa e Bauman.

Escritos em linguagem simples e elucidativa, os textos indicam as trilhas para quem busca equilíbrio, paz interior e autoconhecimento, pilares da construção de uma vida mais significativa.

Virtudes como coragem, empatia, resiliência e esperança são destacadas como a base que sustenta a abordagem filosófica na resolução de problemas que afligem toda a humanidade.

Quem sofre pela culpa gerada pelo consumismo, por exemplo, encontrará alento nas palavras de Epicuro sobre a frugalidade.

Aqueles que enfrentam momentos de grandes provações podem se fortalecer com os ensinamentos estoicos.

A dor de um amor não correspondido será aliviada ao compreender o que Schopenhauer pensava sobre o assunto.

Cada capítulo oferece uma perspectiva filosófica única sobre tópicos como busca pelo sucesso, angústia dos caminhos não percorridos, equilíbrio de impulsos, necessidade do silêncio, mitos sobre a alma gêmea, influência das celebridades e importância de respeitar os próprios limites.

Também exploram o excesso de estímulos tecnológicos, a pressão social pela felicidade, a solidão, as emoções negativas como parte da experiência humana, a importância de colocar-se no lugar do outro e a coragem de ser imperfeito.

O mundo experimenta hoje um interesse renovado pela filosofia, com pensadores como Luc Ferry, Alain de Botton, Peter Singer e John Gray ocupando as listas de best-sellers e influenciando debates.

No Brasil, figuras como Mário Sergio Cortella e Clóvis de Barros Filho se destacam como palestrantes que atraem grandes públicos e recheiam o noticiário com suas reflexões.

Com o lançamento de A Filosofia Resolve, a autora responde à pergunta “O que a filosofia pode fazer por nós?” e permite que os leitores entendam como utilizar esse conhecimento para solucionar problemas e viver uma vida melhor.

(Visited 35 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo