A escritora Leni Zilioto, déléguer do Instituto Cultive Suíça-Brasil para Mato Grosso, reconhecida e premiada por suas prestigiadas obras, reunirá 25 mulheres notáveis, a convite da Networking Arte em parceria com o Instituit Cultive Suisse-Bresil (ICSB), sob a presidência de Valquíria Imperiano, para o lançamento da Coletânea Internacional Mulheres Notáveis, no dia 5 de março de 2023, mês que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, onde o protagonismo feminino é celebrado.
Às 16 horas do horário de Brasília e 20 horas do horário da Suíça, Leni coordenará o evento, para celebrar e mostrar a relevância do papel da mulher na literatura.
Para representar a literatura brasileira feita por mulheres no Brasil, Leni Zilioto esteve durante o ano de 2022, escrevendo, mentorando, viajando e organizando suas obras literárias.
Dessas viagens e encontros com várias mulheres, nasce a Coletânea Internacional Mulheres Notáveis, onde as 25 coautoras escolheram uma mulher notável e em forma de poesia, conto, crônica ou release, transformaram essa mulher em arte.
A Coletânea Internacional Mulheres Notáveis consiste em uma produção literária de autoria feminina cujo objetivo é o de promover a paridade de gênero em todos os processos sociais humanos para a paz e a harmonia entre todas as pessoas.
A ênfase é dada ao universo feminino para frutificar o direito humano legítimo de ser feliz, um direito tolhido por muitas gerações, que demanda tempo para a cura dessa ferida.
A publicação dessa obra visa dar oportunidade às mulheres, jovens e crianças do gênero feminino a se lançarem na literatura como forma de libertação, de cura.
O empoderamento da mulher e sua total participação, com base na igualdade em todos os campos sociais, são fundamentais para a realização do desenvolvimento e da paz.
O tema dos textos produzidos é Mulheres Notáveis, em qualquer área de atuação: educação, cultura, política, medicina, ciência, enfim, qualquer área que a mulher tenha deixado sua marca na história.
O gênero é conto, crônica, poesia ou release da mulher notável estudada e apresentada.
É uma oportunidade oferecida para autoras, com o sonho de publicar sua obra literária.
Natural de Guaporé, Rio Grande do Sul, Leni Zilioto reside atualmente em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, tendo recebido da Assembleia Legislativa do Estado, o título de cidadã mato-grossense, pelo relevante trabalho em prol da leitura, da literatura e da cultura.
Leni é uma escritora renomada, as suas obras são traduzidas para vários idiomas e já conquistaram o mercado internacional.
A escritora também é membro de mais de 10 agremiações literárias, onde se destaca como membro efetivo do Instituto Cultive Suíça-Brasil, em Genebra, Suíça, sendo a delegué para o estado de Mato Grosso; Membro Fundador Internacional da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA) – Cadeira 23 – Patrono Bernardino Ramazzini; membro fundador da Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul (ABARS). Fundadora da cadeira 42 – Patrono Paixão Côrtes; membro da Academia de Letras da América Latina (ALAL) – Registro28; membro fundador da Academia Sinopense de Ciências e Letras (ASCL) – Cadeira 21 – Patrono Érico Veríssimo; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia(ALSPA) – Cadeira 64 que leva seu próprio nome como patronesse, Leni Chiarello Ziliotto; membro da Associação Internacional de Escritores e Artistas (LITERARTE);membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira – Registro número 742; membro da Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo – Cadeira 26 – Patronesse Maria Firmina dos Reis; embaixadora cultural da Confederação Internacional do Livro; membro da Associação Gaúcha dos Escritores Independentes (AGEI); membro do Coletivo Mulheres Maravilhosas e sócia correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.