Written by 07:40 Cultura, Música, Notícias Views: 3

Laura Finocchiaro realiza festival LGBTQIAP+ em SP

Festival Quinze Minutos de Fama Com Laura Finocchiaro na Casa de Cultura do Butantã visa revelar ao público talentos da comunidade LGBTQIAP+ de SP.

A Casa de Cultura do Butantã recebe, em 9 de junho, a segunda eliminatória do Festival Quinze minutos de fama com Laura Finocchiaro, criado pela cantora, compositora, guitarrista, arte-educadora e produtora musical Laura Finocchiaro para fortalecer a presença e representatividade LGBTQIAP+ na cena cultural da cidade.

Nesta ocasião, sobem ao palco Anuby MessiasHinácio KuingPaulo Azeviche e VRÁ, que disputam a segunda vaga para a final, a primeira foi definida na eliminatória, em 26 de maio, no Centro Cultural da Penha, e Roger Silper já garantiu sua vaga.

Os artistas foram selecionados criteriosamente por Laura Finocchiaro e Ricardo Severo.

Laura, com sua vasta experiência em mais de 40 anos de carreira nos palcos e na direção e produção musical dos reality shows do SBT, como a Casa dos Artistas, e na Record, em A Fazenda e programas e novelas, bem como produtora e compositora da TV Colosso, da TV Globo.

Já Ricardo traz sua bagagem como compositor, diretor musical, cancionista e dramaturgo, em uma carreira de mais de 35 anos, inúmeras trilhas instrumentais para novelas da TV Globo e mais de 20 prêmios, incluindo um Kikito no Festival de Cinema de Gramado e o Prêmio SHELL de Melhor Música para Teatro.

Ricardo Severo fala sobre cada um deles:

Anuby Messias é uma artista jovem com uma musicalidade forte que remete às raízes da música black brasileira, passando pelo hip-hop com uma levada do charme dos anos 1990. Seu texto mostra sua posição político-social de forma irônica e, ao mesmo tempo, contestadora”.

“Com uma linguagem musical retrô que remete ao rock psicodélico do final dos anos 1960, Hinácio Kuing não tem meio-termo para se colocar como intérprete. Suas letras e seu visual chegam para afrontar e envolver”.

Paulo Azeviche vem para entregar um pop brasileiro contemporâneo com letras, vocais e arranjos elaborados. A canção lembra um pouco os artistas brasileiros pós-tropicália com uma pegada de tecnobrega, um som bem contemporâneo e original”.

“Com uma pegada que brinca com as várias vertentes da música, VRÁ tem uma performance muito elaborada nos vocais, visual e atitude. Um grupo que chega para causar e mandar o seu recado”.

“Estou muito feliz pela oportunidade de escutar, conhecer. Para cada inscrito, audição cuidadosa e muita pesquisa, como eu fazia na TV, quando pesquisava artistas e canções para inserir nos programas diários e VTs especiais de cada participante do reality show. Sempre escolhi e escutei procurando a alma”, afirma Laura sobre o processo de seleção.

Ricardo Severo emenda:

“São vozes tão variadas, com referências únicas, histórias originais e sonoridades tão diferentes. Muita gente incrível, com muito o que dizer e cantar. Procuramos escolher intérpretes e músicas que pudessem mostrar a enorme diversidade que existe entre esses artistas LGBTQIAP+. Esperamos que todos ouçam e se liguem!”.

Durante o processo de seleção, como o número de talentos ultrapassou os oito previstos, foi criada a categoria Menção Honrosa, para abrir espaço e homenagear alguns artistas de alto talento que ficaram fora dessa lista.

No Centro Cultural da Penha será entregue a Menção Honrosa para Leeh Bernard, de Itapecerica da Serra.

Na segunda, na Casa de Cultura do Butantã, a banda Sonnora receberia a honraria, porém, como Sandrinho, o baterista, quebrou o pé, a apresentação foi cancelada.

Na final, em 16 de junho, a Menção fica com ALL-ICE e, por sua excepcional performance, Wrany recebe o título de hors-concours.

O evento será conduzido por Laura Finocchiaro e pelo ator, performer e músico Cristiano Meirelles, através de Kiki, sua persona drag, em intervenções sonoras e entrevistas com os participantes.

A grande final acontecerá na sede da SP Escola de Teatro, na Praça Roosevelt, zona central de São Paulo, quando os dois finalistas apresentarão as canções inscritas e o público se tornará o terceiro jurado, através de votação online.

O projeto também contempla o show do artista hors-concours, lançamento do novo show de Laura Finocchiaro, acompanhada por Ricardo Severo e Cristiano Meirelles, intitulado Inclusive.

“Vamos tornar o evento inteiro um ‘acontecimento musical’, que vai conectar a minha trajetória com as dos participantes e com os hits que marcaram décadas deste movimento colorido, resgatando memórias musicais, envolvendo, emocionando e revelando meu trabalho para estes artistas e para este público”, diz Laura.

Quinze minutos de fama com Laura Finocchiaro, projeto vencedor do primeiro lugar do edital ProAc — linha LGBTQIA+, de 2023, é uma realização da Sorte Produções Ltda., tem direção-geral de Laura Finocchiaro, idealizadora do projeto ao lado de Ana Lucia Queiroz.

A produção executiva é de Luciane Lima, produção de Rodrigo de Araújo, direção gráfica e cenário de Marta OliveiraClaudia Schapira na direção cênica e figurinos e o músico Ricardo Severo na produção musical ao lado de Laura.

O ator, performer e músico Cristiano Meirelles, a drag afro tupini queen Kiki Domaleão, é o personagem dos vídeos e shows do projeto.

“Montamos o festival para que, além de revelar e dar oportunidade para novos talentos, também sirva para revelar a minha obra musical, desenvolvida de forma independente há mais de quatro décadas, para um novo público. Por isso o festival leva o meu nome. Porque também sou uma artista que teve seus 15 minutos de fama”, finaliza Laura.

(Visited 3 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo