José Pacheco, cofundador da Open Learning School e especialista dedicado à educação, esteve no último dia 8 na LX Factory, em Lisboa, no Innovators Forum, iniciativa da SONAE, que teve a inovação na educação como grande destaque e onde se apresentaram expectativas sobre o futuro desta área.
Tecendo críticas à forma como Portugal continua a pensar o seu sistema de ensino, o educador referiu que “a sala de aula é algo maquiavélico (…) temos de trabalhar com profissionais da instrução, aprendizagem e educação para mudar o paradigma da educação”, disse o pedagogo.
Com mais de 55 anos dedicados à educação, José Pacheco destacou que Portugal não pode continuar a adiar soluções para desenvolver o seu sistema educativo, principalmente num mundo que se adapta e evolui de uma forma cada vez mais rápida.
Num evento que discutiu também a necessidade de evoluir ou revolucionar a educação, o pedagogo afirmou que “a educação não tem de ser transformada, precisa de ser mudada”.
A pedagogia defendida por José Pacheco é a que se pratica na Open Learning School, projeto de âmbito nacional e internacional dedicado à aprendizagem aberta.
Sem salas de aula, turmas, campainhas ou testes, as crianças e jovens experimentam um método baseado na adequação de um plano de aprendizagens às especificidades de cada um, com o apoio de tutores habilitados em novas metodologias de ensino.
O Innovators Forum é uma iniciativa dedicada à partilha de conhecimento sobre áreas que impactam a sociedade.
Promovida pela Sonae, a premissa do evento é mostrar os benefícios do progresso e da inovação em diferentes áreas da sociedade.
Neste primeiro ano, a educação foi a protagonista, tendo sido abordadas áreas como o contributo da tecnologia, em especial a inteligência artificial, os desafios intergeracionais e a aprendizagem ao longo da vida.