Written by 07:10 Lifestyle, Notícias, Saúde e medicina Views: 1

Fumo passivo afeta saúde respiratória dos Pets

Os produtos químicos tóxicos presentes na fumaça do cigarro podem ser prejudiciais e, se inalados passivamente, além do câncer, essa exposição pode levar a outras condições, como problemas respiratórios, alergias e doenças cardíacas.

Pessoa fumando.

A preocupação com a saúde dos animais de estimação nunca foi tão evidente quanto agora, e é crucial estar ciente dos fatores que podem impactar negativamente seu bem-estar.

Um desses fatores é a exposição ao fumo passivo, que pode aumentar significativamente o risco de problemas respiratórios em animais, assim como ocorre em humanos.

Conforme explica a médica-veterinária do Grupo Hospitalar Pet Support, Izadora Chamun Gil, “a exposição constante ao fumo passivo pode ter efeitos adversos na saúde dos animais, levando a complicações respiratórias, alergias e outros problemas de saúde, podendo causar até mesmo o câncer. Os pets, por compartilharem o mesmo ambiente que seus tutores, estão suscetíveis aos mesmos riscos do fumo passivo que afetam os seres humanos”.

Desse modo, ao evitar fumar perto dos pets, não apenas preserva a qualidade do ar compartilhado, mas também protege a saúde a longo prazo.

A fumaça do tabaco contém substâncias nocivas que podem ser especialmente prejudiciais para os sistemas respiratórios sensíveis dos animais.

Além disso, “é importante a conscientização sobre os perigos do fumo passivo em animais ampliadamente para garantir que os tutores estejam bem-informados sobre as práticas que podem impactar negativamente seus animais de estimação”, destaca Izadora.

Algumas medidas podem auxiliar nos cuidados com os pets:

Fumar ao ar livre: Evite fumar em casa ou em espaços fechados onde seus animais passam a maioria do tempo.

Criar zonas sem fumo: Designe áreas específicas para fumar, afastadas de locais frequentados por animais.

Conscientização: Eduque-se e compartilhe informações sobre os riscos do fumo passivo em animais com outros tutores.

Visitas ao veterinário: Mantenha consultas regulares ao veterinário para monitorar a saúde respiratória de seus animais de estimação.

“Ao adotar práticas conscientes e promover ambientes livres de fumo, os tutores estão dando um passo significativo para garantir uma vida mais saudável para seus animais de estimação”, finaliza a médica-veterinária.

(Visited 1 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo