Written by 07:36 Cultura, Notícias, TV, Filmes e Séries Views: 8

Festival da Fronteira abre inscrições e anuncia homenagem à Leona Cavalli

Evento que acontece na cidade de Bagé (RS) ainda homenageia a produtora audiovisual Carla Esmeralda.

Crédito: Jonathan Giuliani

Estão abertas as inscrições para o 14º Festival Internacional de Cinema da Fronteira.

Curtas e longas podem ser inscritos até 15 de outubro de 2023, exceto curtas gaúchas que podem ser registrados até 1º de novembro, na plataforma FilmFreeway.

O festival acontece de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2023 em Bagé (RS) com o tema Patrimônio Histórico & Sustentabilidade.

As homenageadas deste ano são a atriz gaúcha Leona Cavalli e a produtora audiovisual Carla Esmeralda.

Nesta edição o evento busca debater alternativas para o desenvolvimento da região sul do Rio Grande do Sul tendo como premissa a preservação do patrimônio histórico e arquitetônico, o turismo cultural, e as rotas gastronômicas ligadas ao pampa.

A democratização e o acesso à produção audiovisual são os principais focos da atração gratuita, que exibe curtas e longas-metragens, oferece um espaço de mercado audiovisual e atividades de formação.

Mostra Competitiva Internacional de Curtas-metragens (qualquer nacionalidade) aceita filmes com duração máxima de 15 minutos.

Já a Competitiva Regional (para o RS, com 50% reservada a produções da fronteira Brasil-Uruguai) e Competitiva de Animação (qualquer nacionalidade) recebe títulos de até 20 minutos.

Competitiva Internacional de Longas recebe filmes com duração mínima de 50 minutos, realizados em áreas de fronteira nacional, cultura Ibero-americana, ou em países de língua portuguesa.

Roger Lerina e Jonas Chadarevian dividem a curadoria de longas, enquanto Marizele GarciaFrederico Ruas e José Eduardo Camargo fazem a seleção de curtas.

Natural de Rosário do Sul, na faixa de fronteira, Leona Cavalli vem à Bagé para receber o Troféu São Sebastião e apresentar alguns filmes em que trabalhou.

Atualmente, a atriz está em cartaz na novela Terra e Paixão, na Rede Globo; e na série O Rei da TV, no Star Plus.

O evento também traz à cidade, Carla Esmeralda, co-criadora e produtora do RioContentMarket, o maior mercado de conteúdo audiovisual da América Latina, que recebe o troféu em nome do Sur Frontera, o mercado audiovisual do Festival.

“Em 2023 o Festival retoma seu mercado, interrompido pela pandemia. Um encontro de grandes players da indústria com talentos e seus projetos em desenvolvimento, reunindo Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina”, promete o diretor artístico Zeca Brito.

O secretário de Cultura de Bagé em exercício, Elison Soares destaca a importância do evento para a realidade da região:

“O Festival de Cinema da Fronteira chega a mais uma edição contando com o apoio do município de Bagé. O audiovisual é um vetor de desenvolvimento e o festival tem um importante papel por apresentar e premiar os talentos locais”.

O festival conta com a promoção da Prefeitura Municipal de Bagé através da Secretaria Municipal de Cultura, produção da Maristela Ribeiro Produções e realização da Associação Pró Santa Thereza e Anti Filmes, com apoio institucional da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp).

Além disso, o projeto foi viabilizado através do financiamento Pró-Cultura LIC/RS.

(Visited 8 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo