Crédito: Jonathan Giuliani
Estão abertas as inscrições para o 14º Festival Internacional de Cinema da Fronteira.
Curtas e longas podem ser inscritos até 15 de outubro de 2023, exceto curtas gaúchas que podem ser registrados até 1º de novembro, na plataforma FilmFreeway.
O festival acontece de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2023 em Bagé (RS) com o tema Patrimônio Histórico & Sustentabilidade.
As homenageadas deste ano são a atriz gaúcha Leona Cavalli e a produtora audiovisual Carla Esmeralda.
Nesta edição o evento busca debater alternativas para o desenvolvimento da região sul do Rio Grande do Sul tendo como premissa a preservação do patrimônio histórico e arquitetônico, o turismo cultural, e as rotas gastronômicas ligadas ao pampa.
A democratização e o acesso à produção audiovisual são os principais focos da atração gratuita, que exibe curtas e longas-metragens, oferece um espaço de mercado audiovisual e atividades de formação.
A Mostra Competitiva Internacional de Curtas-metragens (qualquer nacionalidade) aceita filmes com duração máxima de 15 minutos.
Já a Competitiva Regional (para o RS, com 50% reservada a produções da fronteira Brasil-Uruguai) e Competitiva de Animação (qualquer nacionalidade) recebe títulos de até 20 minutos.
A Competitiva Internacional de Longas recebe filmes com duração mínima de 50 minutos, realizados em áreas de fronteira nacional, cultura Ibero-americana, ou em países de língua portuguesa.
Roger Lerina e Jonas Chadarevian dividem a curadoria de longas, enquanto Marizele Garcia, Frederico Ruas e José Eduardo Camargo fazem a seleção de curtas.
Natural de Rosário do Sul, na faixa de fronteira, Leona Cavalli vem à Bagé para receber o Troféu São Sebastião e apresentar alguns filmes em que trabalhou.
Atualmente, a atriz está em cartaz na novela Terra e Paixão, na Rede Globo; e na série O Rei da TV, no Star Plus.
O evento também traz à cidade, Carla Esmeralda, co-criadora e produtora do RioContentMarket, o maior mercado de conteúdo audiovisual da América Latina, que recebe o troféu em nome do Sur Frontera, o mercado audiovisual do Festival.
“Em 2023 o Festival retoma seu mercado, interrompido pela pandemia. Um encontro de grandes players da indústria com talentos e seus projetos em desenvolvimento, reunindo Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina”, promete o diretor artístico Zeca Brito.
O secretário de Cultura de Bagé em exercício, Elison Soares destaca a importância do evento para a realidade da região:
“O Festival de Cinema da Fronteira chega a mais uma edição contando com o apoio do município de Bagé. O audiovisual é um vetor de desenvolvimento e o festival tem um importante papel por apresentar e premiar os talentos locais”.
O festival conta com a promoção da Prefeitura Municipal de Bagé através da Secretaria Municipal de Cultura, produção da Maristela Ribeiro Produções e realização da Associação Pró Santa Thereza e Anti Filmes, com apoio institucional da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp).
Além disso, o projeto foi viabilizado através do financiamento Pró-Cultura LIC/RS.