Written by 08:37 Cultura, Exposição, Mostra e Festival, Notícias, Tecnologia Views: 14

Eventos culturais mesclam arte e tecnologia em CEUs de São Paulo

Batizados de CulturAR e Art Tech, projetos viabilizados por meio do Pro-Mac que acontecem nos CEUs Casablanca e Campo Limpo se utilizam de realidade aumentada, realidade virtual e Internet das Coisas para oferecer experiências gratuitas a público de todas as idades.

Viajar pelas esculturas e monumentos dos mais importantes museus do mundo sem sair do lugar ou entender, na prática, o que é a Internet das Coisas (IoT), sua importância e suas funcionalidades.

Essas são, respectivamente, as propostas do CulturAR e do Art Tech, eventos gratuitos abertos ao público que prometem agitar os CEUs Casablanca e Campo Limpo até junho.

Ambas as iniciativas foram viabilizadas a partir do Programa de Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac), que foi instituído pela Lei n.º 15.948/2013 e regulamentado pelo Decreto n.º 59.119/2019, cujo objetivo é incentivar projetos culturais e artísticos por meio de renúncia fiscal.

O CulturAR

Estar frente a frente com quadros, monumentos e objetos de arte do mundo todo sem sair do lugar é um sonho possível graças aos avanços da tecnologia e quem visitar o CulturAR, no CEU Casablanca, terá a experiência de apreciar obras de renomados museus do mundo através da realidade aumentada, entre as quais:

  • Quadros: O Nascimento de Vênus (Sandro Botticelli), Operários (Tarsila do Amaral), Moça com Brinco de Pérola (Johannes Vermeer), O Lavrador de Café (Cândido Portinari), The Great Wave of Kanagawa (Katsushika Hokusai), Abaporu (Tarsila do Amaral), Mona Lisa (Leonardo da Vinci) e Starry Night (Vincent Van Gogh);
  • Monumentos: Pirâmide de Giza, Arco do Triunfo e Coliseu;
  • Objetos: Busto da Nefertiti, vasos gregos e Pedra de Roseta.

Além dessas obras, a realidade virtual também levará os visitantes para a pré-história a partir de um vídeo super realístico sobre o dinossauro aquático Rhomaleosaurus, que tem como intuito a conscientização sobre a preservação da vida marinha, tal qual é possível ser conferido no British Museum, em Londres.

Os espectadores realizarão a experiência acessando os QRs Codes disponíveis nos totens e poderão utilizar os celulares oferecidos pelo evento ou seus próprios equipamentos pessoais.

O CEU Casablanca fica localizado na R. João Damasceno, 85, Vila das Belezas, São Paulo (SP).

Art Tech 

Concomitantemente, o CEU Campo Limpo recebe o Art Tech, cujo foco é a Internet das Coisas (IoT).

Durante a visitação, o espectador é convidado a ingressar em uma cabine de projeção para experimentar todas as funcionalidades de uma casa inteligente, tais como comandos por voz, eletrodomésticos conectados, ajustes automáticos de ambientes e tantas outras possibilidades existentes que promovem conforto, segurança e eficiência para nossas vidas.

A cabine comporta até 10 pessoas por vez num espaço que tem 3,50m de diâmetro.

Uma vez na cabine, é possível conferir, por meio de uma planta baixa que permite a visualização em qualquer ângulo que você esteja, os benefícios e curiosidades da Internet das Coisas, tudo apresentado por um personagem virtual.

O CEU Campo Limpo se localiza na Avenida Carlos Lacerda, 678 – Pirajussara, São Paulo (SP).

Os locais

Os locais dos eventos foram selecionados com o intuito de universalizar a cultura e priorizar paulistanos que vivem em bairros mais afastados do centro expandido.

Cada evento ficará em cartaz por três meses em cada um dos CEUs, totalizando seis meses de experiências gratuitas.

Para Alexandre Calil, artista 3D que foi responsável pelo conceito e layout de ambos os projetos, os eventos carregam não só cultura e tecnologia, mas também responsabilidade social e universalização:

“Afinal, são totalmente gratuitos e abertos a toda população interessada, independentemente da idade”.

O horário de visitação dos eventos é de terça-feira a sábado, das 9h às 16h.

(Visited 14 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo