Sucesso pelas histórias cativantes, os animes (ou animês) representam mais do que mero entretenimento.
Este estilo de animação conquistou fãs em todo o mundo por apresentar abordagens mais humanas de seus personagens, mesmo em situações totalmente ficcionais.
A partir dele, é possível identificar temas sensíveis e relevantes para o desenvolvimento psicoemocional, especialmente dos espectadores mais jovens e fãs da cultura japonesa, os otakus.
É nesse sentido que a Matrix Editora lança o livro-caixinha Puxa Conversa Anime com perguntas que estimulam reflexões sobre sentimentos e padrões de comportamentos.
A novidade, assinada pela estudante de psicologia e criadora de conteúdo sobre animes Alice Guedes, é um caminho inovador para que profissionais e até mesmo famílias possam estimular diálogos sobre tópicos como saúde mental, questões sociais e diferenças culturais.
A partir de questionamentos relacionados às cenas ou personagens de animações como Naruto, Boku no Hero Academia e One Piece, o livro-caixinha permite construir conexões com crianças e adolescentes, facilita a mudança de perspectivas e promove o desenvolvimento de empatia e compreensão.
Com qual personagem do mundo dos animes você mais se identifica? Por que acha que isso acontece?, Como você acha que foi, para Naruto, crescer sem o afeto e o cuidado dos pais?, Zoro, do anime One Piece, não se importa com o que os outros dizem sobre ele. Você se identifica com isso? Como? e Qual foi o anime que mais ajudou na sua saúde mental? De que forma a história ajudou você? são algumas das perguntas presentes em 100 cartas que tratam de temas sérios com uma linguagem acessível.
Puxa Conversa Anime é uma ferramenta importante para falar de forma descomplicada sobre depressão, ansiedade, o peso dos padrões de beleza, relacionamento com familiares, sonhos, objetivos de vida e outros temas nebulosos para a juventude. Este livro-caixinha é um convite para a imersão em dois universos: o dos animes e o da própria história de quem responde os cards.